terça-feira, 30 de agosto de 2022

ENQUANTO ISSO NO MUNDO DA DIPLOMACIA

                
(Antonia Urrejola, chanceler chilena)

Chanceler do Chile desmente Bolsonaro e convoca embaixador do Brasil para reunião

No DCM:
A ministra das Relações Exteriores do Chile, Antonia Urrejola, condenou, nesta segunda-feira (29), as acusações do presidente Jair Bolsonaro contra o presidente chileno, Gabriel Boric. 

“Consideramos essas acusações gravíssimas. Obviamente são absolutamente falsas e lamentamos que em um contexto eleitoral as relações bilaterais sejam aproveitadas e polarizadas por meio da desinformação e das notícias falsas”, disse Urrejola.

A chanceler ainda convocou para consultas o embaixador do Brasil em Santiago, como forma de protesto pelas declarações de Bolsonaro.

“Convocamos o embaixador brasileiro para esta tarde na Chancelaria em nome do secretário-geral de política externa, onde lhe enviaremos uma nota de protesto”, afirmou.

A declaração foi uma resposta à fala de Bolsonaro durante o primeiro debate eleitoral entre os candidatos à Presidência, no domingo (28).

O brasileiro acusou Gabriel Boric pelo incêndio de várias estações do Metrô de Santiago, durante os protestos que começaram em 18 de outubro de 2019 e que pediam maior igualdade social.

“Lula apoiou o presidente do Chile também; o mesmo que praticava atos de tocar fogo em metrôs, e olha para onde está indo o nosso Chile”, disse Bolsonaro, após comentar o apoio do petista a governos de esquerda na América Latina. (...).

(Para continuar, clique Aqui).

................
Deplorável.
Aprecia auto intitular-se tosco. Irresponsável lhe cai mais adequado.

Nenhum comentário: