quinta-feira, 26 de maio de 2022

DA SÉRIE PERSPECTIVAS LAVAJATISTAS

(Cartum de 
Vaccari)

Deltan Dallagnol, desesperado em face da cobrança, pelo TCU, de gorda quantia relativa a diárias pagas a procuradores vinculados à Força Tarefa da Lava Jato:

“(...) A gente vai recorrer disso aqui. Eu tenho a expectativa de que vai revisar. Não sou administrador do Ministério Público, não mandei pagar diárias, não recebi essas diárias, não autorizei. Olha o que ele quer cobrar de mim: R$ 2,8 milhões”. (...).  -  "Após Moro Virar Réu, Dallagnol Se Desespera Com Cobrança De Quase R$ 3 Milhões Do TCU (Vídeo)" - Aqui.

Na verdade, a equipe da Força Tarefa, para agir 'com a imperiosa agilidade', foi investida (informalmente, ao que se sabe) pela PGR do direito de autorizar diárias e ajudas de custos a servidores, e teria patrocinado um verdadeiro festival de gastos. Quem administrava? Quem autorizava? Quem mandava pagar? Quem, no dia a dia, tinha 'a chave do cofre'? Deltan.
  
(O/a Procurador[a] Geral deveria igualmente responder pela gastança e outros eventuais excessos. Coonestação; culpa 'in vigilando'. Com a palavra, o Conselho Nacional do Ministério Público).

O TCU realizou meticulosa apuração dos fatos (e números, claro), suas decisões são colegiadas, como devem ser. Logo, carece de fundamento a 'acusação' de Dallagnol sobre parcialidade do ministro Dantas, que, por sua vez, em lugar de divulgar antigo vídeo e falar o que falou, deveria ter se comportado como Magistrado e guardado silêncio.  -  (Aqui: "Ministro Do TCU Diz Que Juiz Não Discute Com Acusado...[Vídeo])".

Nenhum comentário: