quinta-feira, 10 de setembro de 2020

SOBRE A 'AJUDINHA' DO RIO À REPÚBLICA DE CURITIBA (II)


"A mais nova fase da autodenominada Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, com a deflagração de busca em diversos escritórios de advocacia, além de denúncia em face de advogados, segue a longa tradição de ilegalidades e abuso de poder que vem caracterizando a famigerada operação.
A tentativa de criminalização da advocacia, a partir de delação premiada de um dos investigados, revela, mais uma vez, o caráter autoritário e ilegal que marca a atuação do sistema de justiça brasileiro nos últimos anos.
Além disso, a competência para eventual processo e julgamento de questões afetas a esse tema pertence à justiça estadual.
Adicione-se a tudo isso, o fato de que os relatos produzidos pelo delator em relação a indivíduos com foro especial, foram descartados pela Procuradoria-Geral da República.
Chama a atenção, por fim, a realização espetaculosa de busca e apreensão com denúncia já ofertada, com cobertura midiática tantas vezes usada pela Lava Jato, de modo a promover a condenação prévia dos investigados, exemplo típico de pirotecnia processual.
O combate ao crime não prescinde do respeito às formas jurídicas. Os melhores fins não justificam quaisquer meios. O devido processo legal e a presunção da inocência devem sempre prevalecer. Só há legitimidade na persecução penal caso estejam presentes as garantias constitucionais dos investigados e réus.
A criminalização do exercício da advocacia e a estigmatização prévia de acusados são intoleráveis e revelam a degradação da democracia e do Estado de direito. Havendo investigações relacionadas a condutas de advogados, estas devem observar os limites legais e jamais deteriorar a integridade da profissão e de suas prerrogativas.
Sem advocacia livre e respeitada em suas prerrogativas, não pode haver justiça."



(Nota do Grupo Prerrogativas emitida ontem, 9, a propósito da operação da Polícia Federal ocorrida no mesmo dia contra advogados. A nota do grupo, formado por juristas renomados, foi reproduzida em veículos de comunicação como o Brasil 247 em "Ofensiva de Bretas segue tradição de ilegalidade e abuso de poder da Lava Jato, diz Grupo PrerrogativasAqui -.
Na esteira de "Sobre a disparada do arroz e a 'ajudinha' do Rio à 'República de Curitiba'" - Aqui -, deste Blog, publicada na noite de ontem).

Nenhum comentário: