quarta-feira, 16 de setembro de 2020

TRUMP: "MINIMIZEI INTENCIONALMENTE A GRAVIDADE DO CORONAVÍRUS"

.
Gravação mostra que Trump sabia, admitiu privadamente e negou publicamente a verdadeira ameaça do coronavírus


Por Jamie Gangel, Jeremy Herb
e Elizabth Stuart - (Na CNN)

O presidente Donald Trump admitiu que sabia, semanas antes da confirmação da primeira morte por Covid-19 nos EUA, que o vírus era perigoso, transmitido pelo ar, altamente contagioso e "mais mortal do que até mesmo as gripes graves", e que, em suas declarações, ele repetidamente subestimou intencionalmente sua gravidade, de acordo com o lendário jornalista Bob Woodward em seu novo livro "Rage" [Fúria].

"Ele [o vírus] é coisa mortal", disse Trump a Woodward em 7 de fevereiro.

Em uma série de entrevistas a Woodward, Trump revelou que tinha um nível surpreendente de detalhes sobre a ameaça do vírus antes do que se sabia anteriormente. "Impressionante", disse Trump a Woodward, acrescentando que o coronavírus era talvez cinco vezes mais "mortal" do que a gripe.

O reconhecimento de Trump contrasta com seus frequentes comentários públicos na época, quando insistia que o vírus "ia desaparecer" e "tudo iria correr bem".

O livro, que usa as próprias palavras de Trump, retrata um presidente que traiu a confiança pública e as responsabilidades mais fundamentais de seu cargo. Em "Rage", Trump diz que o trabalho de um presidente é "manter nosso país seguro". Mas no início de fevereiro, Trump disse a Woodward que sabia como o vírus era mortal, e em março, admitiu que mantinha esse conhecimento escondido do público.

"Eu sempre quis minimizar", disse Trump a Woodward em 19 de março, mesmo quando ele havia declarado uma emergência nacional sobre o vírus dias antes. "Eu ainda gosto de reduzir a importância do vírus, porque eu não quero criar um pânico."

Se, em vez de amenizar o que sabia, Trump tivesse agido decisivamente no início de fevereiro com uma paralisação rigorosa das atividades e uma mensagem consistente para usar máscaras, manter distância social e lavar as mãos, especialistas acreditam que milhares de vidas norte-americanas poderiam ter sido salvas.

As revelações surpreendentes em "Rage", que a CNN obteve antes de seu lançamento em 15 de setembro, foram feitas durante 18 entrevistas abrangentes que Trump deu a Woodward de 5 de dezembro de 2019 a 21 de julho de 2020. As entrevistas foram gravadas por Woodward com a permissão de Trump, e a CNN obteve cópias de algumas das fitas de áudio.

"Rage" também inclui avaliações severas da presidência de Trump vindas de diversos de seus ex-altos funcionários de segurança nacional, incluindo o ex-secretário de Defesa James Mattis, o ex-diretor de Inteligência Nacional Dan Coats e o ex-secretário de Estado Rex Tillerson. Mattis é citado por qualificar Trump de "perigoso" e "inadequado" para ser comandante-em-chefe. Woodward escreve que Coats "continuou a abrigar a crença secreta, que havia crescido em vez de diminuído, embora não sustentada por provas dos serviços de inteligência, de que Putin tinha algo sobre Trump". Woodward continua, escrevendo que Coats se perguntava: "de que outra maneira explicar o comportamento do presidente?” Coats não conseguia ver outra explicação.

O livro também contém avaliações duras da liderança do Presidente sobre o vírus, feitas por funcionários atuais do governo.

O Dr. Anthony Fauci, o maior especialista em doenças infecciosas do governo, é citado dizendo a outros que a liderança de Trump era "sem leme" e que seu "período de atenção é como um número negativo".

"Seu único propósito é ser reeleito", disse Fauci a um associado, de acordo com Woodward.

Fauci respondeu às citações em uma entrevista à Fox News na quarta-feira, dizendo que questionaria essas afirmações.

"Se você notar, outros disseram isso. Sabe, você deveria perguntar aos outros. Não me lembro nada disso", disse Fauci, acrescentando que ele "não teve a impressão" que Trump estava distorcendo as coisas.

Trump respondeu ao livro de Woodward em um evento na Casa Branca na quarta-feira à tarde, defendendo sua resposta à pandemia e confirmando que não queria criar pânico.

"Bem, eu acho que se você diz algo para reduzir o pânico, talvez seja isso", disse Trump. "O fato é que eu sou um líder de torcida para este país. Eu amo nosso país. E não quero que as pessoas tenham medo. Eu não quero criar pânico, como você diz, e certamente eu não vou levar este país ou o mundo a um frenesi. Queremos mostrar confiança. Queremos mostrar força."

"O vírus não tem nada a ver comigo"
Woodward revela novos detalhes sobre os primeiros avisos que Trump recebeu -- e que foram muitas vezes ignorados.

Em um briefing de inteligência ultrassecreto de 28 de janeiro, o conselheiro de segurança nacional Robert O'Brien deu a Trump um aviso "desagradável" sobre o vírus, dizendo ao presidente que ele seria a "maior ameaça à segurança nacional" de sua presidência. A cabeça de Trump "explodiu", escreve Woodward.

O vice de O'Brien, Matt Pottinger, concordou, dizendo a Trump que poderia ser tão ruim quanto a pandemia de gripe de 1918, que matou cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo 675.000 norte-americanos. Pottinger alertou Trump que a disseminação assintomática estava ocorrendo na China: ele havia sido informado de que 50% dos infectados não apresentavam sintomas.

Naquela época, havia menos de uma dúzia de casos de infecções por coronavírus relatados nos Estados Unidos.

Três dias depois, Trump anunciou restrições às viagens da China, uma medida sugerida por sua equipe de segurança nacional - apesar das afirmações posteriores de Trump de que ele sustentou sozinho as limitações de viagens.

No entanto, Trump continuou a minimizar publicamente o perigo do vírus. Fevereiro foi um mês perdido. Woodward entende isso como uma oportunidade perdida para Trump de zerar "o relógio da liderança" depois que lhe disseram que essa era uma "emergência de saúde única na vida".

"Os presidentes são o poder executivo. Tinha a obrigação de alertar. De ouvir, planejar e cuidar", escreve Woodward. Mas nos dias que se seguiram ao briefing de 28 de janeiro, Trump usou aparições de alto nível para minimizar a ameaça e, escreve Woodward, "para assegurar às pessoas de que elas corriam pouco risco."

Durante uma entrevista pré-Super Bowl na Fox News em 2 de fevereiro, Trump disse: "Nós praticamente bloqueamos a vinda do vírus da China." Dois dias depois, durante seu discurso sobre o Estado da União, Trump fez apenas uma referência passageira ao vírus, prometendo: "meu governo tomará todas as medidas necessárias para proteger nossos cidadãos dessa ameaça".

Questionado por Woodward em maio se ele se lembrava do aviso de O'Brien em 28 de janeiro de que o vírus seria a maior ameaça à segurança nacional de sua presidência, Trump tergiversou. "Não, não me lembro." Disse Trump. "Tenho certeza que se ele disse isso - você sabe, tenho certeza que ele disse. Ele é um cara legal.”

O livro destaca como o presidente assumiu todo o crédito e nenhuma responsabilidade por suas ações relacionadas à pandemia, que infectou 6 milhões de norte-americanos e matou mais de 185.000 nos Estados Unidos.

"O vírus não tem nada a ver comigo", disse Trump a Woodward em sua entrevista final em julho. "A culpa não é minha. É ... da China, que deixou o maldito vírus sair."

'Ele vai pelo ar'
Quando Woodward falou com Trump em 7 de fevereiro, dois dias depois de ter sido absolvido das acusações de impeachment pelo Senado, Woodward esperava uma longa conversa sobre o julgamento. Ele ficou surpreso, no entanto, com o foco do presidente no vírus. Ao mesmo tempo em que Trump e seus funcionários de saúde pública diziam que o vírus era de "baixo risco", Trump confidenciava a Woodward que na noite anterior havia falado com o presidente chinês Xi Jinping sobre o vírus. Woodward cita Trump como dizendo: "Tivemos um pequeno revés interessante sobre o vírus que circula na China."

"Ele vai pelo ar", disse Trump. "Isso é sempre mais difícil do que o toque. Você não tem que tocar nas coisas. Certo? Mas o ar, você simplesmente respira o ar e é assim que ele se transmite. E isso é muito complicado. É muito delicado. Também é mais mortal do que uma gripe grave."

Mas Trump passou a maior parte do mês seguinte dizendo que o vírus estava "sob controle" e que os casos nos Estados Unidos "desapareceriam". Trump disse em sua viagem à Índia em 25 de fevereiro que o vírus era "um problema que vai desaparecer" e no dia seguinte ele previu que o número de casos nos EUA "em alguns dias cairá para quase zero."

Em 19 de março, quando Trump disse a Woodward que estava intencionalmente minimizando os perigos para evitar criar pânico, ele também reconheceu a ameaça aos jovens. "Ainda hoje e ontem, alguns fatos surpreendentes foram divulgados. Não são apenas os velhos, os mais velhos. Jovens também, muitos jovens ", disse Trump.

Publicamente, no entanto, Trump continuou a insistir exatamente no oposto, dizendo até 5 de agosto que as crianças eram "quase imunes".

Mesmo em abril, quando os Estados Unidos se tornaram o país com o maior número de casos confirmados no mundo, as declarações públicas de Trump contradiziam aquilo que ele reconhecia privadamente a Woodward. Em uma reunião da força-tarefa do coronavírus em 3 de abril, Trump ainda estava minimizando o vírus e afirmando que ele iria embora. “Eu disse que está indo embora e está indo embora”, disse ele. No entanto, dois dias depois, em 5 de abril, Trump disse novamente a Woodward: "É uma coisa horrível. É inacreditável ”, e em 13 de abril, ele disse: “Você não acredita na facilidade com que ele se transmite.”

'Perigoso' e 'inadequado'
Woodward, duas vezes vencedor do Prêmio Pulitzer, conduziu centenas de horas de entrevistas confidenciais, nos bastidores, com testemunhas diretas dos acontecimentos para seu livro "Rage" e obteve "notas, e-mails, diários, calendários e documentos confidenciais", incluindo mais de duas dúzias de cartas trocadas por Trump com o líder norte-coreano Kim Jong Un. Woodward é conhecido por gravar suas conversas com a permissão de seus entrevistados e fontes.

Ele escreve que, quando publica citações, conclusões ou pensamentos com exatidão, essa informação ou vem da própria pessoa, ou de um colega com conhecimento direto ou de documentos.

A minimização consciente que Trump fez da gravidade do coronavírus é uma das inúmeras revelações em "Rage". O livro está repleto de relatos de altos funcionários do gabinete surpreendidos por tuítes, frustrados com a incapacidade de Trump de se concentrar e aterrorizados com sua diretiva política seguinte porque ele se recusava a aceitar os fatos ou a ouvir especialistas:

- Mattis é citado por qualificar Trump de "perigoso", "de inadequado", de "não ter bússola moral" e de tomar medidas de política externa que revelaram aos adversários "como destruir a América". Depois que Mattis deixou o governo, ele e Coats discutiram se precisavam tomar uma "ação coletiva" para falar publicamente contra Trump. Mattis diz que, ao final, renunciou depois que Trump anunciou que estava retirando as tropas dos EUA da Síria, "quando fui basicamente orientado a fazer algo que achei que além de estúpido era um crime estúpido".

- Woodward escreve que Coats e seus principais membros da equipe "examinaram os relatórios de inteligência o mais cuidadosamente possível" e que Coats ainda questiona a relação entre Trump e o presidente russo, Vladimir Putin. "Coats entendia como era incomum para a principal autoridade de inteligência do presidente acolher suspeitas tão profundas sobre o relacionamento do presidente com Putin. Mas ele não conseguia se livrar delas."

- Trump foi criticado nos últimos dias por ter feito comentários depreciativos sobre militares e veteranos dos EUA. O livro de Woodward inclui um caso em que um assessor de Mattis ouviu Trump dizer em uma reunião: "meus malditos f* generais são um bando de maricas" porque se importavam mais com alianças do que com acordos comerciais. Mattis pediu ao assessor que documentasse o comentário em um e-mail para ele. O próprio Trump criticou oficiais militares a Woodward por conta da visão deles que as alianças com a OTAN e a Coreia do Sul são o melhor negócio que os EUA fazem. “Eu não diria que eles são estúpidos, porque eu nunca diria isso sobre nossos militares”, disse Trump. "Mas se eles disseram isso, eles… quem quer que tenha dito isso foi estúpido. É um péssimo negócio... eles ganham muito dinheiro. Custa US$ 10 bilhões para nós. Nós somos otários."

- Woodward relata que a equipe de segurança nacional de Trump expressou preocupações de que os EUA pudessem ter chegado perto de uma guerra nuclear com a Coreia do Norte em meio a provocações em 2017. "Nunca soubemos se foi real", disse o secretário de Estado Mike Pompeo, "ou se foi um blefe". Mas era tão sério que Mattis dormia de roupa para se preparar, caso houvesse um lançamento norte-coreano, e repetidamente ia orar na Catedral Nacional de Washington.

- Trump se gabou para Woodward sobre um novo sistema de armas secretas. “Eu construí um sistema nuclear - um sistema de armas que ninguém jamais teve neste país antes”, disse Trump. Woodward diz que outras fontes confirmaram as informações, sem fornecer mais detalhes, mas expressaram surpresa que Trump as tenha revelado.

- Woodward obteve as 27 "cartas de amor" que Trump trocou com Kim Jong Un, 25 das quais não foram reveladas ao público. As cartas, cheias de linguagem floreada, fornecem uma janela fascinante para o relacionamento deles. Kim lisonjeia Trump, chamando-o repetidamente de "Sua Excelência" e escreve em uma carta que o novo encontro seria "uma reminiscência de uma cena de um filme de fantasia". Em outra, Kim escreve que a "amizade profunda e especial entre nós funcionará como uma força mágica". A CNN obteve as transcrições de duas das cartas.

- O genro de Trump e conselheiro sênior da Casa Branca, Jared Kushner, também pondera com alguns insights literários incomuns sobre seu sogro. Kushner é citado como tendo dito que quatro textos são fundamentais para a compreensão de Trump, incluindo "Alice no País das Maravilhas". Kushner parafraseou o Gato de Cheshire: "Se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho o levará até lá."

- Woodward pressionou Trump sobre o papel do príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman no assassinato de 2018 do jornalista Jamal Khashoggi. Mais uma vez, Trump rejeitou a avaliação da inteligência dos EUA e defendeu Bin Salman: "Ele afirma veementemente que não foi Salman."

- Trump insultou seus antecessores, dizendo que Woodward fez o ex-presidente George W. Bush "parecer um idiota estúpido, o que ele de fato era." Sobre o ex-presidente Barack Obama, Trump afirmou: "não acho que Obama seja inteligente ... Acho que ele é altamente superestimado. E eu não acho que ele seja um grande orador." Ele também disse a Woodward que Kim Jong Un também achava que Obama era um "idiota".

- Woodward discutiu os protestos do movimento Black Lives Matter e sugeriu ao presidente que pessoas como os dois..."brancos, privilegiados" - precisam trabalhar para entender a raiva e a dor que os negros sentem nos Estados Unidos. "Você realmente bebeu, não é? Escute o que você está falando", Trump respondeu, repetindo seu ultrajante ponto de falar que ele fez mais pela comunidade negra do que qualquer presidente além de Abraham Lincoln. "Você realmente bebeu.”

- Woodward relata detalhes novos na interferência russa na eleição de 2016. Ele escreve que a NSA e a CIA decretaram segredo sobre a evidência que os russos tinham colocado um vírus nos sistemas do registro da eleição de pelo menos dois condados de Flórida, St. Lucie e Washington. Embora não houvesse evidências de que o malware havia sido ativado, escreve Woodward, ele era sofisticado e podia apagar eleitores em distritos específicos. O fornecedor de sistema de votação usado pela Flórida também foi usado em vários estados do país.

'Dinamite atrás da porta'
"Rage" é uma continuação do best-seller de Woodward, "Fear" [Medo], de 2018, que retratou uma Casa Branca caótica na qual assessores escondiam papéis de Trump para proteger o país do que consideravam seus impulsos mais perigosos.

Trump, ao criticar "Fear", também reclamou que Woodward não conversou com ele sobre as questões abordadas no livro, o que resultou em sua concordância com extensas entrevistas para "Rage".

No entanto, em 14 de agosto, Trump atacou preventivamente o novo livro de Woodward, tuitando: "o livro de Bob Woodward será FAKE, como sempre, assim como muitos dos outros o foram."

Ao longo do livro, Trump fornece insights sobre sua visão da presidência. Ele diz a Woodward: (quando você está governando o país...) "Há dinamite atrás de cada porta".

Após suas 18 entrevistas, Woodward emite um veredicto severo: Trump é a "dinamite atrás da porta". Woodward conclui seu livro com uma declaração de que "Trump é o homem errado para o cargo."  -  (Fonte: Carta Maior - Aqui).

*Publicado originalmente em 'CNN' | Tradução de César Locatelli

Nenhum comentário: