sexta-feira, 8 de julho de 2011

O POVO DESORGANIZADO


"O Brasil foi apropriado por uma casta", diz Ferreira Gullar

Josélia Aguiar, Uol

Ferreira Gullar, sempre campeão de público em todas as edições da Flip a que compareceu, repetiu o feito: a Casa Folha ficou lotada na manhã desta sexta (8), quando o poeta, 81, tratou das conexões entre poesia e política.

Gullar fez graça logo no começo de seu depoimento ao dizer que não entendia nada do tema, somente dava palpites. "Política é uma coisa muito difícil. Não recomendo a vocês."

Como exemplo, lembrou que a presidente Dilma Roussef está numa "saia justa", após a queda do ministro dos Transportes, porque não pode desagradar aos "40 deputados do partido que o apoiam".

Uma hora e meia depois, após contar vários episódios e ler poemas, o tom de piada foi substituído por outro, mais sério e preocupado: "O Brasil foi apropriado por uma casta, do Congresso ao Senado", disse. Se alguma coisa está acontecendo, argumentou o poeta, é "graças à imprensa, que denuncia".

"Não sei como vamos sair disso. A minha esperança é o povo desorganizado, como ocorreu no Oriente", acrescentou Gullar. (...)

................
A imprensa está denunciando, Gullar, e isso é positivo. Mas há que observar o fato de que nos estados e municípios 'amigos' a ação da imprensa, lamentavelmente, deixa muito a desejar.

Quanto à 'casta' que se teria apropriado do Brasil, até onde nos é dado ver a Constituição Federal vem prevalecendo, o que torna lícito dizer que o Brasil observa os ditames do Estado Democrático de Direito. Se o povo escolheu bem ou mal, Gullar, é questão de opinião. E há, mesmo, na minha opinião, escolhas péssimas - mas tais escolhas são incrivelmente (ainda na minha opinião) julgadas boas por outrem. Coisas do tal Estado Democrático de Direito...

Relativamente à manifestada esperança de que o 'povo desorganizado', tal qual ocorreu no Oriente, faça o Brasil 'sair disso', ponderamos: uma vez que os indicadores sociais do Brasil colidem frontalmente com os ainda reinantes no Egito, Tunísia e outros (emprego formal, elevação do poder aquisitivo do povão, ascensão social, combate à miséria etc), seu sonho, Gullar, a cada dia se situa em patamar mais distante. Sua esperança, poeta, é, felizmente, vã.

No mais, pra fechar: Toda Poesia, 1950-1980, de Ferreira Gullar, capa dura, 448 páginas, Civilização Brasileira, prefácio de Sérgio Buarque de Hollanda, abrangendo A Luta Corporal (1950-1953), O Vil Metal (1954-1960), Poemas Concretos/Neoconcretos (1957/1958), Dentro da Noite Veloz (1962-1975), Poema Sujo (1975) e Na Vertigem do Dia (1975-1980), é um livro que vale a pena ser lido.

7 comentários:

Sílvio Macêdo disse...

Grande Dodó Gullar tem assumido posições conservadoras,talvez saudade,espero que não esteja sujando sua biografia.Abração!

Dodó Macedo disse...

Grato pelo comentário, Silvinho.

Anônimo disse...

Dodô
É muito simples. A imprensa só repercute o que bem lhe interessa, Gullar é uma prova inconteste. Quando estava exilado e era voz a ser ocultada, só a imprensa nanica é que lhe dava voz. Agora toda a imprensa repercute qualquer bobagem que diga. Ganha premios atrás de premios. Até a Imprensa Oficial de SP, hoje nas mãos do PSDB, publica seus livros. Muito fácil de entender. Henfil já denunciava o Gullar nas páginas do Pasquim nos anos 1980, acho que a rusga Gullar!PT já vinha daí. Em minha opinião o PCB nunca engoliu o PT bandeou-se todo para o bojo do PSDB.
ab
joão antonio

Anônimo disse...

Dodô
Democracia é o que seu blog fzz, colocar o Gullar não como demonio, mas sim como é. Nós seus leitores é que julgamos. Embora seja um blog não conservador, mesmo assim nãocai no panfletarismo puro e simples. Tem reflexão, coisa que nossa midia não faz. Só dá voz a quem é contra o PT e o que ele representa.
ab
joão antonio

Dodó Macedo disse...

A porta-voz da grande imprensa já enfatizou: diante da fragilidade dos partidos de oposição, compete à grande imprensa assumir o papel de combater o governo federal.
Convém notar, caro João, que sou favorável a uma postura crítica da imprensa, mas abomino a parcialidade - exatamente o que se vem verificando na mídia.
Abração.

Gileno Correia dos Santos disse...

Povo brasileiro, aconselho que desligue a TV quando começar a propaganda política para evitar de assistir os políticos dizendo que o Brasil só muda para melhor se mudar quem está no poder, isto é mentira porque todo político está no poder de político e não fazem nada para melhorar o Brasil exceto enganar o povo, roubar o dinheiro público em combinação com as empresas por meio da burocracia, fazer do povo brasileiro mula sem cabeça; portanto voto em Dilma porque não é político e sim uma que faz parte do povo brasileiro, não tem intenção de roubar o dinheiro público ao contrário da maioria dos políticos de todo partido político que tem o objetivo de roubar o dinheiro público e enganar o povo. Uma das invenções mais errada dos políticos aqui no Brasil é cobrar do povo, anualmente, o pagamento de IPTU dos municípios onde o povo mora que na realidade é uma grande injustiça e erro esta cobrança pelo mesmo imposto que o povo já paga durante o ano todo, isto é os políticos fazerem do povo mula sem cabeça; cadê que aparece um político com uma proposta de corrigir esse erro e injustiça na política; portanto voto em Dilma porque não é político.

Dodó Macedo disse...

Grato pela visita e comentário, Gileno.