"Nóis pega o peixe e amostra os anzól" - Premêro Facicru [Quarta Fôia]
Prof. Diógenes Afonso [DiAfonso]
Para as situações comunicativas formais em textos escritos, reza a norma padrão da língua que o "i" e o "u" dos hiatos [encontro vocálico em que há vogal + vogal] deverão ser acentuados desde que, formando a sílaba tônica:
- representem a segunda vogal do hiato [vogal da direita];
- sejam a única letra da sílaba [estejam sozinhos] ou seguidos de "s";
- não estejam seguidos de "nh";
Assim é que palavras como cafeína, paraíso e egoísmo; graúdo, viúvo e baús, por exemplo, recebem acento gráfico no "i" e no "u" em destaque (...).
A julgar pelo que o redator escreveu no título da matéria divulgada no portal IG, nenhuma das condições para o uso do acento gráfico na palavra juizes [sic] foi respeitada. Nota-se que a palavra:
- apresenta o "i" como sílaba tônica e representa a segunda vogal do hiato [ju-í-zes];
- encontra-se sozinha na sílaba [ju-í-zes];
- não está seguida de "nh".
Sugestão de correção: "Procuradores denunciam JUÍZES..."
Vale ressaltar que a regra de acentuação gráfica para o "i" e o "u" que formam hiato foi alterada em parte pela nova proposta ortográfica que entra em vigor, definitivamente para os brasileiros, a partir de 31 de dezembro de 2012. Para os portugueses, o prazo se estende até 2014.
A alteração diz respeito apenas à situação em que a palavra paroxítona possua, na sílaba anterior, um ditongo [encontro vocálico em que coexistem vogal + semivogal ou semivogal + vogal]. Neste caso, não se deve acentuar o "i" e o "u" tônicos do hiato [maoista, feiura]. Se a palavra for oxítona, a regra se mantém, isto é, o "i" e o "u" devem ser acentuados [Piaui, teiu*]
Um outro aspecto a considerar no título da matéria se relaciona ao uso do verbo desviar. Aqui, a questão sai da esfera da acentuação gráfica para o universo sintático da regência verbal. O contexto indica: desviar algo para alguém e não desviar algo a alguém.
Sugestão de correção: "Procuradores denunciam JUÍZES por DESVIAREM dinheiro PARA a maçonaria"
* Teiú [lagarto, planta]
................
Para entender as razões pelas quais a série "Nóis pega o peixe e amostra os anzól" está sendo produzida:
As postagens da série "Nóis pega o peixe e amostra os anzól" têm efeito pedagógico e se posicionam contra todo e qualquer preconceito linguístico, sobretudo contra aquele que é disseminado pela mídia letrada [?], que defende com unhas e dentes o que não consegue sustentar em poucas linhas.
Não defendemos, como muitos pensam inadvertidamente, o fim do ensino da norma dita padrão [variante privilegiada socialmente], apenas não toleramos os arautos que discriminam [etnicamente, socialmente, culturalmente] outras formas de dizer o que nos circunda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário