sábado, 31 de julho de 2010

ENTERRO REDIVIVO


A obra Enterro, do pintor paulista Cândido Portinari, furtada no último dia 14 de julho do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, em Olinda, foi recuperada nesse sábado, no Rio de Janeiro.

O crime foi percebido no dia 14 de julho, mas a data do roubo é desconhecida. A obra, avaliada em R$ 1,5 milhão, faz parte da Série Azul do artista, integrada por outras quatro telas, todas do acervo do museu.

CINQUENTA E UNS


Hoje é aniversário do RAL, jornalista, escritor e pesquisador Raimundo Alves Lima, amigo meu de décadas, parceiro de página literária do jornal O Estado (hoje Meio Norte), anos 1970, pioneiro cultural da Vila Operária.

Na foto, de autor desconhecido, meu velho amigo dá uma (geleia) geral em 'Torquato Neto ou a Carne Seca é Servida', de Kenard Kruel.

Parabéns, amigão.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

CINQUENTA E UM


Parabéns por seu aniversário, meu amigo e compadre Kenard Kruel. Preserve-se abstêmio, e que lhe venham 51 mil ótimas ideias.

PASSARINHANDO


O notório Cláudio Humberto, obcecado em denegrir seus oponentes, tenta ridicularizar a candidata Dilma Rousseff, que teria distorcido o poema de Quintana: em vez de 'passarão, eu passarinho', disse 'passarão, nós passarinhos'.

Cacete!, 'nós passarinhos'! Que beleza: verdadeira - e socializada - revoada de pássaros! Quintana aprovaria no ato!

Bela imagem, Dilma. Grato pela força, Cláudio Humberto!

MADOFF MINEIRO



Versão mineira de Bernard Madoff, operador de Wall Street condenado a 150 anos de prisão por 'falcatruar' esquema bilionário de pirâmide financeira, o empresário Thales Emanuelle Maioline, de 34 anos, que administrava um fundo de investimentos de R$ 50 milhões, escafedeu-se, levando todo o dinheiro de sua Firv Consultoria e Administração de Recursos Financeiros.

Quantidade de lesados (ao que se sabe):  cerca de 2 mil investidores de Itabirito, Belo Horizonte e de outras 12 cidades do interior de Minas Gerais, incluindo donos de faculdades, construtoras e também pessoas comuns, que venderam suas casas e largaram os empregos, passando a viver dos altos rendimentos prometidos pelo suposto fundo de investimentos.

Vantagens prometidas: níveis de rentabilidade que chegavam a 5% ao mês, além de bônus de 11% a cada seis meses.

Sinal vermelho ignorado: a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), autarquia que fiscaliza as operações financeiras no país, soltou comunicado, em 26 de junho, informando que a empresa de Thales não estava apta a realizar esse tipo de operação. Thales Maioline não se abateu: montou esquema de comprovantes de depósitos e de 'novos documentos' e levou os ávidos investidores no papo.

Nas fotos acima, Madoff, ano passado, rumo ao xilindró, e Thales, há alguns meses, em foto batida por um amigo (do rol dos ludibriados), e hoje, há quem diga, num aprazível paraíso fiscal.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

ÁGUA DO JORDÃO E ALHURES


O rio Jordão, onde, segundo a Bíblia, Jesus Cristo foi batizado, está poluído demais para que as pessoas recebam este sacramento, informa a organização não-governamental Amigos da Terra.

“Pedimos às autoridades regionais que parem os batismos no baixo Jordão até que a qualidade da água melhore”, disse a ONG, segundo a agência AFP.
................

Será que a água está tão poluída assim, Amigos da Terra? Mais até do que a água que os palestinos estão sendo forçados a beber no gueto de Gaza?!

OS PICLES


QUEM É VIVO NEM SEMPRE APARECE NO OBITUÁRIO.


NEM TUDO ESTÁ PERDIDO: O NADA CONSTA.


NO MUNDO DA ESPERANÇA, NÃO HÁ NADA COMO UM DIA ATRÁS DO AMANHÃ.


PROMETER O FIM DA VIOLÊNCIA É BABALA, DIGO, BALELA.


A SERRA O QUE É DE SERRA, INCLUSIVE A DESCIDA DA LADEIRA.


ESCAPOU DA FICHA LIMPA MAS SE REPUTOU TODO NA PRÓPRIA REPUTAÇÃO.


SOLSTÍCIOS SÃO ÉPOCAS DO ANO EM QUE OS DESCONFIADOS OLHAM TUDO DE SOSLAIO.


O BOM DA TELEFONIA MÓVEL É QUE AS PALAVRAS PODEM SER LEVADAS NA CONVERSA.


COM O FIM DAS TOURADAS NA CATALUNHA, PICASSO E HEMINGWAY, ENFIM, DÃO ADEUS ÀS ARMAS.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

100 DIAS DE CRIME CONTINUADO


O pior desastre ambiental da história dos Estados Unidos completa 100 dias nesta quarta-feira (28) mais perto de uma solução definitiva, mas ainda com um saldo incalculável dos estragos causados à natureza.

A explosão da plataforma “Deepwater Horizon”, controlada pela BP (antiga British Petroleum), no dia 20 de abril na costa da Louisiana matou 11 trabalhadores e, segundo estimativas do governo norte-americano, jogou no mar do golfo do México entre 356 e 697 milhões de litros de petróleo.
.................

ASSIM CAMINHA A DESUMANIDADE.

WIKILEAKS, O BOCA NO TROMBONE (II)


O australiano Julian Assange é o mentor do site que vem causando estardalhaço no mundo. Obcecado por transparência e inimigo mortal da burocracia, vem desde 2007 divulgando documentos que põem a nu realidades diversas: bancos suíços desmascarados, oligarcas russos revelados, ditadores africanos desnudados, regras internas da prisão de Guantánamo divulgadas...

Há poucos meses disponibilizou para os jornais New York Times e The Guardian e para a revista Der Spiegel pacotão de mais de 91 mil relatórios, sob a condição de somente levá-los a público após 25 de julho, quando já devidamente 'dissecados', de modo a que detalhes graves não fossem soterrados na montanha de informações.

E a montanha de informações abriga tudo o que se pode imaginar: guerra do Afeganistão, relações EUA/Paquistão, Irã, Talibã... até o Mercosul, a Unasul e a Alca estão lá, com destaque para o papel representado pelo Brasil no contexto mundial (a partir de documentos produzidos por agências diplomáticas para subsidiar a ação de políticos americanos).

Aguardemos as revelações. http://www.wikileaks.org/.

IDEIA RECORRENTE


terça-feira, 27 de julho de 2010

A EXCELÊNCIA MORA EM PIRACURUCA


Criado em 2007 pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO BÁSICO (IDEB) sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação escolar e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática - obtidos com base no Censo Escolar e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb (sistema de avaliação da educação básica) e a Prova Brasil, conduzidos/coordenados pelo Ministério da Educação.

Meta Brasil a alcançar: média 6,0 nas séries iniciais (antigo primário) até o ano de 2022, bicentenário da Independência. Por que tal média? É que esse é o patamar apresentado pelos países integrantes da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, ente internacional e intergovernamental que agrupa os países mais industrializados do mundo.

Segundo o INEP/MEC, em 2009 o Brasil obteve médias 4,6 nas séries iniciais (antigo primário) e 4,0 nas finais (antigo ginásio), e o estado do Piauí, 3,8 e 3,4, respectivamente.

Mas há ilhas de excelência Brasil afora, e entre as do Piauí ressalta o PATRONATO IRMÃOS DANTAS, em Piracuruca. Médias alcançadas: 6,1 e 5,7.  

O Patronato é instituição confessional administrada por freiras da Congregação das Filhas de Santa Teresa, sediada em Fortaleza-CE, e atua em Piracuruca desde 1953, contando com a parceria do município e do estado para o aprimoramento de seus cerca de 650 alunos.

Trabalho exemplar.

Parabéns, Patronato, parabéns, Piracuruca!

WIKILEAKS, O BOCA NO TROMBONE


Jonathan Fildes, repórter de Ciência e Tecnologia da BBC News em Oxford

O site de denúncias Wikileaks voltou a ser objeto de atenção da imprensa internacional ao publicar mais de 90 mil documentos contendo registros secretos de incidentes e relatórios de militares americanos sobre a guerra no Afeganistão.

Este é o mais recente em uma longa lista de "vazamentos" (leaks, em inglês) divulgados por meio do site, que se especializa em disponibilizar material confidencial de governos e organizações internacionais e diz já ter divulgado mais de um milhão de documentos.

Em abril de 2010, por exemplo, o site publicou um vídeo mostrando um helicóptero Apache americano matando pelo menos 12 pessoas - entre elas, dois jornalistas da agência de notícias Reuters - durante um ataque em Bagdá em 2007.

Em 2008, durante as eleições americanas, o Wikileaks divulgou imagens da caixa de e-mails, de fotos e da lista de endereços da candidata à vice-presidência dos Estados Unidos, Sarah Palin.

Outro documento polêmico disponibilizado pelo site foi uma cópia de um guia detalhando o tipo de tratamento dado a prisioneiros do centro de detenções americano na Baía de Guantánamo, em Cuba.

Disputas Legais
O Wikileaks provocou controvérsias quando apareceu na internet, em dezembro de 2006, e ainda divide opiniões: para uns, é uma ameaça, para outros, representa o futuro do jornalismo investigativo.

Em março deste ano, o diretor do site, o australiano Julian Assange, publicou um documento supostamente emitido pelo serviço de inteligência americano, declarando que o Wikileaks representava uma "ameaça às Forças Armadas dos Estados Unidos".

Mais tarde, o governo americano confirmou à BBC que os documentos eram verdadeiros.

Qualquer um pode oferecer material ao site de forma anônima, mas uma equipe de revisores - voluntários da grande imprensa, jornalistas e funcionários do site - decide o que é publicado.

"Usamos técnicas avançadas de criptografia e técnicas legais para proteger nossas fontes", disse Assange à BBC em fevereiro.

O site diz que aceita "material confidencial, censurado ou restrito que tenha significância política, diplomática ou ética", mas não recebe "rumores, opiniões e outros tipos de reportagens em primeira mão ou material que já está disponível publicamente".

"Nos especializamos em permitir a delatores e jornalistas censurados que disponibilizem seu material ao público", disse Assange.

O Wikileaks é administrado por uma organização conhecida como Sunshine Press e diz ser "financiado por campanhas pelos direitos humanos, jornalistas investigativos, tecnólogos e o público em geral".

"Nos especializamos em permitir a delatores e jornalistas censurados que disponibilizem seu material ao público".

O site diz ter driblado mais de "cem ataques legais" (processos legais com o objetivo de suspender suas operações) desde seu surgimento.

Em 2008, por exemplo, o banco suíço Julius Baer conseguiu que um tribunal bloqueasse o site após a publicação de centenas de documentos sobre as atividades internacionais do banco.

Entretanto, vários "espelhos" do site - hospedados em diferentes servidores situados em várias partes do mundo - continuaram a operar.

A ordem do tribunal acabou sendo revogada.

Futuro
Segundo o Wikileaks, seu sucesso em batalhas jurídicas se deve ao que o site chama de "hospedagem à prova de balas".

Ele é hospedado principalmente pelo provedor sueco PeRiQuito (PRQ), que ficou famoso por hospedar o site ilegal de trocas de arquivos de música The Pirate Bay.

"(O Wikileaks) é legal na Suécia, nós vamos hospedá-lo e mantê-lo funcionando quaisquer que sejam as pressões", diz o provedor.

O site também é hospedado em outros países, incluindo a Bélgica.

"Para proteger a segurança de nossas fontes, tivemos de espalhar nossos ativos, criptografar tudo e transferir telecomunicações e pessoal para outras partes do mundo para ativar leis de proteção em diferentes jurisdições nacionais", disse Assange à BBC em fevereiro.

"Ficamos bons nisso e nunca perdemos um caso, ou fonte, mas não podemos esperar que todos façam o esforço extraordinário que fazemos".

Apesar de sua fama mundial, o site enfrentou problemas financeiros. Em fevereiro, suspendeu suas operações por não poder arcar com os custos de suas operações.

Segundo Assange, doações de indivíduos e organizações salvaram o site.

Ele disse à BBC que, recentemente, o Wikileaks vem crescendo enormemente, a ponto de não poder dar vazão a todo o material que recebe.

Como resultado, o site está se reestruturando para estabelecer vários núcleos independentes pelo mundo e agir como um intermediário entre fontes e jornais, explicou Assange.

"Nós cuidamos da fonte e agimos como um intermediário neutro e também cuidamos da publicação do material enquanto o jornalista com quem nos comunicamos faz a verificação".

UM BRADO ECOA NAS PISTAS


- FÓRMULA UM É MASSA REAL!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

É ISSO AÍ, MANO


Terminou há pouco a coletiva de Mano Menezes, novo técnico da seleção brasileira de futebol.

Papo sóbrio, sem sobressaltos, tranquilo. A Era Dunga foi escanteada do microfone, e também do gramado, já que a gurizada do Santos e outros times tomou de conta do pedaço.

Mano, ao que parece, transformou o abacaxi (vide charge acima, de Bottino) numa suculenta abacaxizada. Resta-nos torcer para que ele tenha boa sorte, ingrediente fundamental de todas as jornadas.

BAGAGEM CULTURAL

domingo, 25 de julho de 2010

VIVAMAZÔNIA!


Do blog do cartunista JBosco (http://jboscocartuns.blogspot.com/):

"Biratan Porto reuniu um time de peso do cartum paraense em seu apartamento, para entregar o catálogo do 2º Salão Internacional de Humor da Amazônia. Um almoço regado a quitutes, cervejas, um bom vinho chileno, um super trompete de Chet Baker e os boleros cubanos de Ibrahim Ferrer."

Enquanto os craques paraenses se refestelam nas searas culinárias, etílicas e sonoras, atente para os dados acerca do 3° Salão:

3° SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DA AMAZÔNIA

Período: de 17 a 23 de setembro. Belém-PA

Inscrições: até 25 de agosto

Temas: Ecologia (obrigatório), Livre, Caricatura e Minuto do Planeta (vídeo)

Regulamento:  http://salaohumordaamazonia.com/

DOM BARRETO, ESCOLA-MODELO


FONTE: http://jbonline.terra.com.br/pextra/2010/07/20/e200717886.asp

Yala Sena, Portal Terra

TERESINA - Na entrada da escola sete relógios marcam a hora exata em Washington, Londres, Cairo, Tóquio e Teresina. Logo abaixo, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Quem entra pela primeira vez no Instituto Dom Barreto em Teresina (PI), percebe que é um colégio que ultrapassa os limites da sala de aula e preserva as raízes religiosas. Primeiro lugar geral em 2006, a escola caiu para 15º em 2008. Em 2009, o colégio ficou em 2º lugar no ranking do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), com média 741,54, desbancando escolas de São Paulo e Rio. O primeiro lugar foi a escola Vertice (SP) com média de 749,70.

Idealizada em um Estado em que 24% da população é considerada analfabeta, a escola foi criada há mais de 60 anos pelas Irmãs Missionárias Jesus Crucificado. De lá pra cá, a instituição vem apostando na qualificação do professor - 80% têm mestrado e doutorado - e no aprendizado do alunado que atende desde criança de 1 ano e 8 meses - maternal -, fundamental e ensino médio.

No Dom Barreto, o aluno tem oito horas diárias de aula, quando a média é de 5 horas em escolas públicas. Assistem aulas de segunda a sábado. A diretora geral da escola, Stela Rangel, lembra que o Instituto foi o primeiro a adotar o xadrez como disciplina e agora está dando ênfase as matérias de Filosofia, Sociologia e Artes.

"Temos aulas que ajudam o raciocínio lógico e até o latim para a compreensão da língua", disse Stela. O colégio é voltado para alunos da classe média alta com mensalidades que variam de R$ 543,00 a R$ 647,85. No laboratório de Física, que foi todo importado, os estudantes aprendem robótica e publicam em livros suas experiências científicas realizadas no laboratório.

Professores também publicam livros. A escola tem bolsa que paga o docente para se especializar fora do Estado e em troca traz conhecimento para a sala de aula. No Dom Barreto somente um autor de gramática é adotado. Os exercícios e as tarefas são todos elaborados por professores da casa através dos projetos "Algodoeiro" e "Carnaúba".

"Tudo na escola valoriza o Piauí, desde as artes, música e literatura", disse Stela. O professor em início de carreira recebe entre R$ 706,00 e R$ 5mil dependendo da carga horária. São 268 professores no instituto. Um dos locais que chama atenção na instituição é a "Sala do Futuro" onde aluno não usa lápis e nem caderno, apenas o computador.

Leitura Uma das marcas da escola é a valorização da leitura. Em uma das salas de estudo um painel gigante avisa: "a leitura dissipa a ignorância e afasta o tédio". Percorrendo as bibliotecas espalhadas por todo um andar do colégio, Stela Rangel, se orgulha de revelar um dado. "Aqui o aluno chega a ler uma média de 15 livros no mês através do projeto Ciranda em que ele lê e troca com o colega. Não é uma leitura obrigatória, mas espontânea", avisa Stela.

Na biblioteca existe cerca de 100 mil livros e é considerada uma das maiores do Estado. Na hemeroteca, o aluno pode encontrar peças raras como a primeira edição da revista Veja, publicada em 11 de Setembro de 1968 com a manchete "O grande duelo no mundo comunista". Além das revistas que circulam no País, lá o estudante encontra também os maiores jornais nacionais e até edição do The New York Time.

Testes surpresas Para ficar no ranking das melhores do País a escola se aperfeiçoou. Fez testes surpresas com alunos, aplicou simulado sábado à tarde e chegou a visitar escolas em São Paulo, Pernambuco e Ceará para ver como eles estavam preparando os estudantes para o exame.

O resultado foi surpreendente. Dos 136 alunos que prestaram o vestibular 90% foram aprovados em universidades públicas. "Preparamos o aluno para a vida, para ser cidadão e não apenas para prestar um vestibular", avisa Stela. No Dom Barreto são cerca de 2.800 alunos, a maioria, entra na escola no ensino infantil e só sai ao passar no vestibular, percorrendo cerca de 16 anos de convivência na mesma escola.

"Aqui, os professores e coordenação chamam os alunos pelo nome, devido a tanta convivência. Sabemos os problemas da família e o comportamento de cada aluno".

Aula no recreio Essa integração foi o que impressionou o aluno Ricardo Furquim, 17 anos, quando entrou no Dom Barreto quando veio de Goiânia para estudar em Teresina há três anos. "A aproximação é muito forte entre professor e aluno. Certa vez, estava com problemas em disciplina e recebi aula na hora do recreio. O professor deixava de lanchar para tirar minhas dúvidas. Onde se acha um colégio assim", questiona o estudante que foi aprovado no curso de Medicina este ano.

Seu irmão Lucas Henrique Carvalho Furquim, 13 anos, disse que o que chamou sua atenção é a estrutura que a escola proporciona para o aluno. Ele também destacou o trabalho dos monitores que ajudam os alunos a tirarem as dúvidas. "Aqui eles não enrolam aula e o aluno não pode levar na brincadeira", disse Lucas.

Professora há mais de 10 anos, Marilene Machado, que trabalha com o público infantil disse que grande parte dos meninos e meninas matriculados no Instituto são "filhos de alunos da escola". "às vezes entram alunos que nem falam ainda, filhos de formandos da escola. Além do ler e escrever, primamos por trabalhar sua independência e a socialização", disse a professora.

Além da instituição, o Dom Barreto mantém uma casa com 150 alunos carentes no bairro Mocambinho, zona Norte da cidade.

................
O texto acima foi reproduzido no Portal Luis Nassif. A seguir, dois dos muitos comentários suscitados, convindo notar que, relativamente ao primeiro, eu mesmo cuidei de lembrar ao comentarista a particularidade de que o 'reforço no recreio' diz respeito a situação excepcional, conforme exposto na própria matéria:
................
Alexandre Tambelli

"Um tanto exagerado este método de ensino. Será que esta quantidade excessiva de atividades é o fundamental para se formar um cidadão e um cidadão preparado para a Vida?

Tem muitas ações bonitas lá, mas reforço no "recreio", testes surpresa no sábado, aprimoramento das técnicas de como se dar bem numa prova do Enem e vestibular não seria um pouco de exagero?

Eu questiono um pouco essa impressionante gama de atividades diárias dos alunos. A liberdade, o direito de brincar, o mundo da imaginação da criança, do adolescente, do jovem não parece um pouco menos importante por lá?

Claro que é bom ter o hábito de ler, de realizar pesquisas em ciências, de ser capacitado para os vestibulares públicos. Porém, um equilíbrio melhor entre esta busca do aluno perfeito através de muitas atividades semanais concedidas aos alunos, com suas próprias descobertas e atividades como criança, adolescente e jovem, penso ser necessário."
................

Masquino

"Uma boa matéria sobre nossa escola aqui em Teresina, Nassif. Sou casado com a irmã da professora Stela e até hoje me arrependo de não ter lhe convidado para conhecer o Dom Barreto quando você esteve em Teresina. Fica para uma próxima oportunidade.

O Instituto Dom Barreto é fruto de muita dedicação à educação. Foram 32 anos sob a direção do professor Marcílio Rangel. Ele e suas irmãs sempre se dedicaram ao colégio de forma quase religiosa.

Foi da lavra de Marcílio a criação da Escola Popular Madre Maria Villac (décima oitava no Piauí) e hoje com 700 alunos. Fica no bairro do Satélite, na zona periférica de Teresina. Dele também foi a ideia de criar a Casa Dom Barreto, onde vivem quase 200 meninos e meninas até os 18 anos.Vários dessa casa conquistam vagas em universidades públicas estudando no Madre Maria Villac. No começo desse ano um deles se formou em medicina na UFPI - um caso fascinante de superação de si mesmo.

Deve se registrar, também, que você pode encontrar bons professores em todas as áreas aqui em Teresina graças à Universidade Federal do Piauí, Universidade Estadual do Piauí, IFET e na rede privada de ensino superior que vem crescendo e buscando se aprimorar.

Fica o convite, Nassif. Quando vier ao Piauí, Stela, Marcela (a filha de Marcílio) e toda a família vão te falar do Projeto Dom Barreto.

Um grande abraço!"
................
(Nassif aceitou o convite).
Prof. Marcílio por João de Deus NETTO.

sábado, 24 de julho de 2010

SOLDA

SOLDA


"... Sempre pensei que Solda era codinome e não sobrenome. Só agora fiquei sabendo que se chama, na carteira de identidade, Luiz Antonio Solda. 'Solda', ensina o dicionário, 'ligar, unir com solda, por fusão parcial obtida com maçarico'. Pois é, pensei que era a solda das múltiplas coisas que ele faz.
Seu cartum fatalmente teria que desaguar nas letras. Ele é um cartunista de letras. Nuvens de letras pairam sobre os calungas que desenha, jorram da telinha da tevê, se derramam dos chapéus, das gavetas, dos livros entreabertos, de todas as fendas, buracos e orifícios. Seus textos são cáusticos e certeiros como os de outro grande cartunista que também escrevia primorosamente, o Fortuna. São ao mesmo tempo absurdos e lógicos. E vice-versa. (...)"

(Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, o Jaguar. Apresentação do - belíssimo - álbum 'SOLDA', Curitiba, 140 páginas, com encarte, 2004. Solda brilha o tempo todo em http://cartunistasolda.blogspot.com/ ).
................
Foto: Solda, por Daniel Castellano.

VIVAMAZÔNIA!



3° SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DA AMAZÔNIA

Período:  de 17 a 23 de setembro. Belém-PA

Inscrições:  até 25 de agosto

Temas:  Ecologia (obrigatório), Livre, Caricatura e Minuto do Planeta (vídeo)

Regulamento:  http://salaohumordaamazonia.com/ 

................
O cartum acima é de Jarbas, de Pernambuco.

ECOS DO DATA


Diante da avalanche de questionamentos (inclusive no próprio portal da Folha de São Paulo) aos números apresentados pelo Datafolha na corrida presidencial, o UOL acaba de estampar a seguinte manchete:

Campanhas de Dilma e Serra se dizem satisfeitas com Datafolha

Sintomático.

O TEMPO RUGE


Os números apurados por Vox Populi (acima) e Sensus têm de ser divulgados 'na lata' por blogueiros e analistas, em face do rolo compressor Datafolha (ou Ibope).

Ontem, a Band informou os números da Vox por volta das 20:00 h, o UOL divulgou-os por míseras duas horas, ainda assim como 'submanchete' (letrinhas miúdas) e o trator Datafolha irrompeu às 3:00 h de hoje trazendo Serra, serelepe, com 1% na frente da candidata Dilma, que num passe de mágica (?!) perdeu a dianteira de 8% que o Vox lhe conferia.

Parafraseando Vinicius: tudo na mais perfeita ordem.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

O CARA DO SALÃO DO PIAUÍ


Assaí Campelo. Iluminador, diretor do Theatro 4 de Setembro, Teresina. Homenageado do 27° Salão Internacional de Humor do Piauí, junho 2010.

Bom caráter rima com aplauso. Palmas para o velho amigo.

O traço é de Ricardo Soares.
http://studioricardosoares.blogspot.com/

O OUTRO ALEPH


Será lançado amanhã, 24, o novo livro de Paulo Coelho, 'O Aleph'. 

O autor, cujos livros estão publicados em cerca de 60 idiomas, falou à imprensa a respeito de motivação, da opção em ser escritor, da simbiose entre vida pessoal e textos produzidos, da viagem que fez há algum tempo pela ferrovia Transiberiana e da mulher de 21 anos que então conheceu etc.

Mas silenciou quanto a 'O Aleph', livro escrito há mais de 60 anos pelo argentino Jorge Luis Borges, em que 'O Aleph' é um dos muitos contos fantásticos do autor que influenciou gerações mundo afora. Aleph, aliás, é a letra inicial do alfabeto hebraico, correspondente ao alfa grego e ao 'dos alfabetos romanos', segundo a wikipedia, e Jorge Luis Borges tomou-a como ponto a partir do qual se enxerga o mundo em sua completeza.

'O Aleph', de Jorge Luis Borges, é um dos livros que espero ler num futuro próximo.

O MINEIRO, SEGUNDO OTTO


Tudo bem, José Serra 'tratorou' Aécio Neves e se apropriou da candidatura à presidência. Aécio não acusou o golpe, e em entusiástico discurso assegurou apoio irrestrito e envolvimento completo na campanha serrista.

Mas, agora, diante da cena acima, em que Serra e seu número aparecem microscopicamente em 'santinho' onde brilham Itamar Franco (candidato a senador) e Aécio (idem), lembramos o que dizia Nelson Rodrigues:

- (...) Otto Lara Resende estava certo. O mineiro só é solidário no câncer.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

AGENDA POSITIVA


Informação do notável cartunista Biratan Porto: o Salão da Amazônia lançará site no próximo dia 18, com amplos e ecológicos detalhes sobre o certame.

A POBREZA SEGUNDO INSTITUTO AVALIZADO PELA ONU


Um novo índice de medição da pobreza, que não leva em consideração direta a renda, indica que o Brasil tem menos pessoas pobres do que aponta a medição oficial do governo.

O novo Índice de Pobreza Multidimensional (MPI, na sigla em inglês), divulgado nesta quarta-feira, diz que 8,5% da população brasileira pode ser considerada pobre.

A avaliação leva em conta o acesso da população a dez itens relacionados à saúde, à educação e ao padrão de vida.

A porcentagem de pobres apontada pelo MPI é maior do que a enxergada pelo Banco Mundial (Bird), que diz que 5% dos brasileiros vivem abaixo da linha da pobreza absoluta (têm renda inferior a US$ 1,25 por dia, de acordo com a regra adotada pelo Bird).

Mas ela é bem menor de que a proporção de brasileiros em pobreza absoluta divulgada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, órgão ligado ao governo), que é de 28,8%. Segundo a regra adotada pelo Ipea, estão em pobreza absoluta os membros de famílias com rendimento médio por pessoa de até meio salário mínimo mensal.

O MPI foi desenvolvido pelo centro de pesquisas britânico The Oxford Poverty and Human Development Initiative (OPHI), com o apoio das Nações Unidas, e deverá ser utilizado pela ONU em seu relatório anual de desenvolvimento humano.

Para os criadores do novo índice, ele apresenta um quadro mais preciso da pobreza do que a simples medição do nível de renda.

A nova medição, que no caso do Brasil toma como base dados coletados em 2003, indica um total de 16,2 milhões de pessoas consideradas pobres no país – o 13º maior número absoluto entre os 104 países em desenvolvimento incluídos na pesquisa.

No mundo todo, esse total chega a 1,7 bilhão de pessoas, 400 milhões a mais do que na medição da pobreza absoluta pelos critérios do Banco Mundial.

A medição indica que somente na Índia há 645 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza, quantidade superior à soma de todos os países da África subsaariana. Apesar disso, a Índia tem a 31ª maior proporção de pobres (55,4% da população) entre os países avaliados.

O Níger é o país com a maior proporção de pobres no mundo, segundo o novo índice (92,7%), seguido de Etiópia (90%), Mali (87,1%) e República Centro-Africana (86,4%).

Os países com a menor proporção de pobres são Eslováquia e Eslovênia (próximo a 0%), República Checa (0,01%), Belarus (0,02%) e Letônia (0,3%).

A China, país mais populoso do mundo, com 1,3 bilhão de habitantes, tem um índice de pobreza pelo MPI de 12,5%.

Entre os países da América Latina, o Uruguai é o que tem a menor proporção de pobres pelo novo índice (1,7%), seguido de Equador (2,2%), Argentina (3%) e México (4%).

Ponto fraco

Entre os itens medidos pelo novo índice, a educação aparece como o ponto fraco do Brasil.

Segundo o relatório do OPHI, 20,2% da população brasileira tem algum tipo de privação nessa área, contra 5,2% no setor de saúde e 2,8% nos itens de padrão de vida.

Para efeito de comparação, na China a proporção de pessoas com privações é bem menor do que no Brasil na área de educação (10,9%), mas superior nos setores de saúde (11,3%) e de padrão de vida (12,4%).

O estudo da OPHI também mede a intensidade da pobreza, ao analisar a proporção das pessoas consideradas pobres em relação à quantidade de itens nos quais têm privações.

O MPI considera pobres aqueles que têm privações em três ou mais dos dez itens considerados, o que engloba 8,5% da população.

Mas apenas 2,3% da população tem privações em quatro ou mais itens, 0,9% em cinco ou mais e 0,3% em seis ou mais itens. A proporção de pessoas com privações em mais de sete itens é próxima de zero.

No Níger, país com a maior proporção de pobres no mundo, segundo o estudo, 7% da população não tem acesso a nenhum dos dez itens considerados.

OPOSIÇÃO ESTREBUCHANTE


Barack Obama conseguiu incluir cerca de 50 milhões de norte-americanos na assistência à saúde, está questionando a política de restrição aos 'forasteiros' posta em prática por alguns estados e lutando para impor limites ao setor financeiro. 

Os itens acima, entre outros, estão deixando furibundos os oponentes de Obama: o movimento Tea Party, de Mason, Iowa, colocou-o na companhia de radicais notórios experts em investir no medo e ingenuidade de suas vítimas. Cáspite!

O democrat socialism, convenhamos, dá um baita banho nos que o ladeiam.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

VEM AÍ


37° SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA

De 28 de agosto a 17 de outubro.

Inscrições até 03 de agosto.

contato@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br
http://www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br/

A LINHA DA MISÉRIA


Constatações: a) méritos no combate à miséria ao longo do governo Itamar Franco (queda de quase 7% de 1992 a 1995); b) progresso inexpressivo durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso (queda de míseros 2%, em oito anos); c) avanço expressivo no governo Lula (queda de cerca de 13%, de 2003 a 2009).

Conclusão: a mídia, ontem, foi injusta com o governo Itamar Franco (o que não é inédito, bastando lembrar que o plano Real, de Itamar, é sempre atribuído a FHC) e para além de parcial relativamente ao governo FHC. Os eloquentes percentuais não permitem contestação.  

PARECE ATÉ QUE FOI ONTEM

terça-feira, 13 de julho de 2010

ERRADICAÇÃO DA MISÉRIA


PALAVRA DO IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada): POBREZA ABSOLUTA E EXTREMA PODERÃO SER ELIMINADAS NA PRÓXIMA DÉCADA

.a combinação do crescimento econômico com avanços sociais observada no período recente precisa ser aprofundada, com o necessário aperfeiçoamento de políticas públicas de alcance nacional, sobretudo daquelas voltadas ao atendimento das regiões e Estados menos desenvolvidos.

.entre 1995 e 2008, 12,8 milhões de pessoas saíram da pobreza absoluta, configurada pelo rendimento médio domiciliar per capita de até meio salário mínimo mensal.

.no mesmo período, outras 12,1 milhões deixaram a pobreza extrema, que engloba as pessoas que vivem com rendimento médio domiciliar per capita de até um quarto de salário mínimo por mês. Em termos percentuais, a taxa de pobreza absoluta passou de 43,4% para 28,8% da população, enquanto a pobreza extrema caiu de 20,9% para 10,5%.

.a redução da pobreza nos últimos anos, apesar de expressiva, foi desigual entre as diferentes regiões do país.

.no Sul, por exemplo, a pobreza absoluta caiu 47,1%, enquanto a pobreza extrema recuou 59,6%. Já no Norte, a pobreza absoluta retrocedeu 14,9% e a pobreza extrema caiu 22,8%.

."Por isso, ganha maior relevância o papel do Estado - em suas distintas esferas governamentais e concomitantemente às instituições da sociedade civil - na execução de uma política nacional de desenvolvimento que possibilite ao país enfrentar todos os problemas de ordem social".

CRIST, DEPOIS DA COPA


É, vôlei de praia não preenche o vazio deixado pela Copa... Já um comentarista (não de futebol, mas do blog do Crist) se desespera: 'E agora, o que faremos? Ler? Não! Deus, uma partida, nem que seja de showbol!'    

HOJE É DIA DO ROCK'N'ROLL


YEAH!!!

SOLO NÃO SÓ DE CLARINETA


Paulo Moura, virtuose do sax e da clarineta. 17.02.1933 - 12.07.2010.

"Toque todas aquelas e outras mais!", exulta o grande Radamés Gnatalli, que um dia, quando Paulo tinha 26 anos, presenteou-o com várias músicas inéditas feitas especialmente para o sax do então já craque do sopro.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

A INTOLERÂNCIA E O MITO DE NARCISO


Do blog de Vera das Alterosas,
Portal Luis Nassif.

Desconfio que vivemos o tempo da “humanofobia”. A gente se estranha, se evita e, pior, não nos toleramos. Simplesmente por sermos incompetentes para nos reconhecermos no outro. O reconhecimento, a aceitação e o acolhimento do outro incomoda profundamente os nossos narcisos. Narcisos só se identificam com imagens especulares.

Então... Seria engraçado se não fosse triste, mas é realmente incrível!

O gordo discrimina o velho. Discrimina, mas chama de "idoso", que “chamar de velho nos tempos atuais não "pega bem". O idoso acha que as “bichinhas”, ou melhor, os homossexuais são um horror, sinal do fim dos tempos. Estes por sua vez acham os “hetero” qualquer coisa limitada e de gosto duvidoso. Heterossexuais, que ainda se creem maioria, do alto de sua hegemonia discriminam qualquer outra forma de amor e tesão. Também não gostam de preto, embora os chamem, “respeitosamente” de afro descendentes. Já são informados o suficiente prá saberem que raça não tem a ver com cor de pele. Por isto, incluem, entre os afro descendentes, também os brancos que sejam pobres. Negros, por sua vez, fazem questão de declarar em camisetas e outras mídias que são “cem por cento negros”.

Alguns acham que as louras são burras “de doer”. Ah! E os índios preguiçosos, os judeus pouco confiáveis. Louras, oxigenadas ou não, detestam pobres e estes, desconfiam dos ricos ou dos quase ricos. Os quase ricos, também chamados de "classe média”, são seres atavicamente rancorosos. Torcem o nariz para os trabalhadores mais humildes sob a alegação de que "falta-lhes o glamour". Mas também provam do próprio veneno. Pelo mesmo motivo, são também discriminados por aqueles que nasceram em berço de ouro.

Intelectuais abominam quem não tenha lido pelo menos um clássico simplesinho como Ulisses de Joyce (no original de preferência). Nutrem um secreto desprezo por qualquer pessoa inculta, ainda que bela (exceção feita apenas à língua portuguesa: esta sim, pode ser “inculta e bela”. Mas esta não vale, a língua é viva mas não é pessoa, não é mesmo?) Já os iletrados, mas endinheirados acham que templo mesmo são os shoppings e não gostam muito de pessoas religiosas... e blá, blá, blá...

Este círculo vicioso - e viciante - vai dando voltas e mais voltas sobre si mesmo até se fechar novamente nos gordos. Destes, o mundo todo fala mal.

E assim caminha a humanidade, amalgamada na mediocridade da burrice que nos une a todos. Porque afinal, a burrice, esta sim, é um "valor universal”.
................
Acima, 'A Mulher e o Espelho', de Picasso.

PÁTRIA DE CHUTEIRAS (L)


ENFIM, UM DAY AFTER POSITIVO.

domingo, 11 de julho de 2010

PÁTRIA DE CHUTEIRAS (XLIX)


MANDELÁFRICA DO SUL
I JUST CALL TO SAY
I LOVE YOU

................
Stevie Wonder dedicou 'I Just Call To Say I Love You' a Nelson Mandela, quando a África do Sul amargava o regime do Apartheid. A música só pôde ser tocada nos rádios e tevês após a queda do regime.

PÁTRIA DE CHUTEIRAS (XLVIII)


ESPANHA CAMPEÃ INIEXTA-SE!

................
(O iniexta-se, fusão de 'Iniesta', autor do gol e craque
do jogo, com 'êxtase', eu acabei de ver num site global).

PÁTRIA DE CHUTEIRAS (XLVII)


O POLVO PAUL ACERTOU TODAS AS PREVISÕES.  JÁ AS PITONISAS ESPANHOLAS PREVIRAM QUE O PRATO DO DIA SERIA POLVO GRELHADO. DEU POLVO COZIDO.

sábado, 10 de julho de 2010

O BOLSA CHEGOU LÁ!


O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, voltou a prometer que irá dobrar o número de beneficiários do Programa Bolsa Família.
................
A charge acima, de Nani, foi publicada há tempos, quando o Programa Bolsa Família era execrado noite e dia pelos opositores do governo Lula.

Eis que, diante da promessa do candidato Serra, o Bolsa virou unanimidade.

Em face da nova realidade, convém lembrar que chargista que se preza nem sequer cogita pedir que esqueçam o que 'chargeou'.
................
Ironias à parte, obviamente.

PÁTRIA DE CHUTEIRAS (XLVI)


Os uruguaios, para os argentinos, são os argentinos para os brasileiros, e vice-versa. Defenestrada a Argentina, Crist bolou a charge acima, em que o patrício, louco pra sair da África do Sul, aceita passagem pra tudo o que é de lugar, menos para o Uruguai, que se classificara para a etapa seguinte da Copa.

Bravíssimo Uruguai! Dá até haicai:

COM UM FORLÁN
O BRASIL TERIA IDO
ATÉ AMANHÃ

PÁTRIA DE CHUTEIRAS (XLV)


"Eu fiz este desenho há algum tempo. Sete países haviam sido campeões do mundo. Aí, usei a camisa de cada um desses países para ir vestindo os jogadores. Ainda temos quatro camisas para preencher. A partir de domingo vamos inaugurar uma nova camisa neste meu time, coisa que não acontece desde 1998.

Por causa do Cervantes, do Picasso, do Velasquez, do Pablo Casals, do Goya, do Garcia Lorca, do Antonio Machado, do Gaudi e do Miró vou torcer pela Espanha. O Van Gogh e o Rembrandt que me desculpem." (Ziraldo)
................
De fato, baitas seleções, essas da Espanha.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

TRINTA ANOS SEM O POETINHA

PÁTRIA DE CHUTEIRAS (XLIV)


Deu no Terra Magazine:

Designer critica logo da Copa 2014: "É uma porcaria" 

O logotipo da Copa do Mundo do Brasil não representa o país, sentencia o designer gráfico Alexandre Wollner. Autor de mais de 180 logotipos - entre eles alguns bem familiares, como o do Itaú ou da Papaiz - ele ficou bastante insatisfeito com a marca oficial da Copa de 2014. "É uma porcaria", lamenta. (...)

- Olha bem para o desenho: é uma (sic) cara com a mão no rosto dizendo "que vergonha". Sabe quando você fala "que vergonha" e põe a mão no rosto?

O objetivo do logo é representar a taça da Copa usando mãos que se entrelaçam. A escolha, porém, foi cercada de polêmica. A ADG (Associação dos Designers Gráficos do Brasil) publicou uma nota em que disse que foi excluída do processo pela Fifa. Além disso, o júri que elegeu o vencedor não foi composto por especialistas, mas tinha a modelo Gisele Bündchen, o escritor Paulo Coelho e a cantora Ivete Sangalo. (...)

- É isso que é a falta de ética. Não respeitam os profissionais, o profissionalismo.
................
Ora, ora, há cerca de dois meses a Fifa trouxe a público o novel logotipo. Eu mesmo aqui neste blog vi no dito cujo um cara com a mão no rosto, chorando.

Mas há um detalhe que escapou aos críticos de hoje: ao estrear o logo, a Fifa tascou um 'BRAZIL' (assim, com 'z') logo abaixo da 'taça', o que agora não ocorre. Convenhamos, não deixa de ser um avanço, diria Ricardo Teixeira. 

BRASÍLIA, PIAUÍ, ANGICAL


Foi enterrado, na tarde de 7 de julho, o músico, poeta e professor aposentado da UnB Clésio Ferreira. Ele morreu, aos 65 anos, de insuficiência respiratória. O sepultamento aconteceu às 16h no Cemitério Campo da Esperança, Brasília.

Clésio fazia parte de um trio musical formado por ele e por dois irmãos, Clodomir e Climério Ferreira. O grupo, chamado de Trio Piauí, gravou seu primeiro disco em 1977. Clésio é autor de Revelação, o primeiro sucesso do cantor Raimundo Fagner. Também escreveu, com os irmãos, as músicas Por um Triz, gravada por Nara Leão, e Caxinguelê e Dia Claro, interpretadas por Dominguinhos. (Com dados do blog de Luis Nassif).

(Recordo-me da ênfase com que o poeta William Melo Soares louvou, há alguns meses, a simplicidade desses três angicalenses...).