quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O CERCO AOS FICHAS-SUJA

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral emitiu ontem, 30, nota em que acompanha a sugestão da OAB, de que os candidatos fichas-suja serão aqueles condenados não por um juiz singular, mas por um Tribunal, ou seja, um órgão jurisdicional colegiado.

A proposta tramita na Câmara dos Deputados. É legal e legítima, consistente e ética, proba e pertinente. Mas não causarão espanto as seguintes criações de mentes privilegiadas:

1. um espertalhão defender, impávido, que, a exemplo do observado no âmbito penal, a restrição seja aplicada tão-somente às futuras condenações, visto que a lei não pode retroagir para prejudicar o 'réu';

2. um imaculado colarinho-branco propor que se estabeleça gradação de teores de sujeira, sendo a mais grave a tisnada, preta qual carvão, e a mais branda a sombreada, tênue, de corrupção 'leve'. Ficha tisnada? Descartada liminarmente a candidatura. Ficha sombreada? Dá para conversar, visto tratar-se de simples 'deslize de menor potencial ofensivo'.

Torçamos, nada obstante, para que a proposta não caia na vala das vistas-grossas generalizadas, e desde logo nossos aplausos ao MCCE.

Nenhum comentário: