Mailson da Nóbrega foi Ministro da Fazenda entre 1987 e 1990. Foi quem tocou o Plano Verão, capitaneando a Política do Feijão-Com-Arroz, que acabou se revelando um desastre, com inflação de 80% (oitenta por cento) ao mês. (A charge acima é daquele tempo).
Saiu do Ministério consagrado, virou consultor e palestrante requisitado.
A Rede Globo, como costuma fazer ao abordar assuntos ligados a Estado e privatização, ouviu Mailson há poucos dias, quando do imbróglio Presidente Lula X Roger Agnelli Vale do Rio Doce.
Mailson, claro, recriminou o Presidente pelo fato de estar a cobrar da Vale a agregação de valor sobre o produto que ela exporta (minério de ferro). 'Trata-se de interferência descabida', lecionou.
Só que antes ainda do Jornal Nacional a Globo ouviu uma vez mais Agnelli, que afirmou concordar com as observações do Presidente, razão por que acabara de autorizar incremento de 30% nos investimentos 2010 da Vale justamente para a adoção de medidas tendentes à agregação de valor sobre seu produto.
No Jornal Nacional, a Globo, tranquilamente, exibiu a entrevista com Mailson, destacando o pito em Lula, e logo em seguida Roger Agnelli reconhecendo a pertinência das críticas do Presidente, deixando Mailson no ora veja.
Baita ingratidão.
Que Demétrio Magnoli, Marco Antonio Villa, Raul Velloso e demais especialistas fiquem alertas para a possibilidade de desfeitas da espécie.
Nenhum comentário:
Postar um comentário