domingo, 18 de outubro de 2009

ARTE AREOLÍNICA NA CASA DA CULTURA



Objetivando a minimização de preconceitos e estigmas em relação ao usuário em saúde mental, o Hospital Areolino de Abreu realiza, de 20 a 24 de outubro, na Casa da Cultura de Teresina, a Mostra Itinerante “Memória”.

São ao todo 30 telas produzidas pelos pacientes do Hospital entre 1993 e 2004, frutos das terapias ocupacionais desenvolvidas por profissionais da arte, arteeducadores, arteterapeutas e terapeutas ocupacionais. Essas intervenções artísticas são usadas terapeuticamente na instituição desde o início da década de 1990 e os resultados positivos já são visíveis.

A organização do evento acredita que a promoção dessa interação com os objetos artísticos produzidos dentro da instituição psiquiátrica é de extrema importância para a quebra dos tabus sobre doença mental. Dessa forma, é possível mostrar o potencial de entendimento e sintonia com o mundo que as pessoas com transtornos mentais podem desenvolver a partir de terapias direcionadas.

A Mostra foi uma das ações da Semana da Saúde Mental no Piauí e esteve na Praça Pedro II no início do mês. A abertura do evento acontece dia 20 (terça-feira), às 9h. A Casa da Cultura fica localizada na rua Rui Barbosa, 348, ao lado da Pç. Saraiva.

Nenhum comentário: