terça-feira, 29 de setembro de 2009

POBRE PIAUÍ SAI DA ROTINA


A edição de hoje, 29, do jornal Valor Econômico traz o artigo "Obras Públicas Mudam Rotina do Pobre Piauí", de Marta Watanabe, que realizou visita a Teresina, Nazária e Jatobá. Destaques:

.os investimentos públicos totais em 2009 alcançarão R$ 1,5 bilhão;

.entre 2003 e 2008, o Piauí apresentou o melhor desempenho do Brasil em investimento relativamente à receita não financeira líquida (de 4% para 12,6%). O gráfico acima (divulgado pelo jornal O Estado de São Paulo há alguns dias) espelha a performance por Estado. Fontes dos investimentos Piauí: PAC, convênios estaduais e municipais, programas federais (Minha Casa Minha Vida, Luz Para Todos) e estaduais (assentamentos; combate à pobreza);

.arrecadação do ICMS: até agosto, alta nominal de 11,3% (muito embora o Piauí só represente 4,6% do Nordeste);

.exportação (soja e derivados, cera de carnaúba, mel): 39,97% de incremento no período janeiro/agosto;

.desde maio, o Piauí apresenta, entre todos os Estados, a maior elevação no volume de vendas do comércio varejista em relação a 2008: 11% (média nacional: 4,7%).

Boas notícias. O sofrido Piauí precisa de bem mais. O IDH ainda é o terceiro pior do país. Mas é alentador ver o Piauí saindo da rotina (e recebendo, ainda, os benefícios do Bolsa Família e demais programas sociais e a elevação do salário-mínimo acima dos índices de inflação).

Nenhum comentário: