sexta-feira, 10 de março de 2023

ESTUDIOSOS REVIVEM VÍRUS 'ZUMBI' QUE ESTAVA CONGELADO HÁ 48 MIL ANOS

.
O aumento das temperaturas está descongelando algumas regiões do Polo Norte do planeta 


No 247:
Cientistas analisaram o vírus "zumbi" que estava congelado há mais de 48 mil anos na Sibéria, na Rússia, e reviveu em um laboratório. Micro-organismos adormecidos há dezenas de milhares de anos no Ártico, Polo Norte, podem reviver naturalmente porque o aumento das temperaturas do planeta está descongelando a região. 

De acordo com o portal Uol, Jean-Michel Claverie, professor emérito de medicina e genômica na Escola de Medicina da Universidade de Aix-Marselha, na França, afirmou ser preocupante que pessoas considerem a pesquisa apenas uma curiosidade científica e não percebam o perigo de vírus antigos voltarem à vida.

A pesquisadora Kimberley Miner, cientista climática dos Estados Unidos, disse haver "muita coisa acontecendo com o permafrost* que é preocupante". "Isso realmente mostra a importância de mantermos o máximo possível do permafrost* congelado", acrescentou, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, no Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena (EUA).  -  (Aqui).

................
* = Permafrost ou Pergelissolo = segundo a Wikipedia: "O permafrost ou pergelissolo é uma camada do subsolo da crosta terrestre que está permanentemente congelada. A maior parte está localizada no hemisfério norte, concentrando-se, principalmente, na região do Ártico, sobretudo em partes da Rússia, Estados Unidos, Canadá e Dinamarca."
................

.Num mundo prenhe de paranoia e teorias da conspiração, textos da espécie deixam muitos a "'ver' coisas". 

Comentário do leitor Wellington Silva
"Sei... a DESCULPA é o AQUECIMENTO GLOBAL, mas NADA GARANTE que esse vírus já não era buscado por 'cientistas' com interesses escusos...
Pra daí vivermos um RESIDENT EVIL ou THE LAST OF US na vida real é um pulinho - e esse MAL virá de LABORATÓRIO que CONGELOU essa praga, não virá naturalmente do gelo inóspito onde ninguém nem passa perto.... ".

É, confesso que por um momento comecei a 'ver' coisas...

Nenhum comentário: