sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

"LULA FOI INTUITIVO E CAPTOU MOMENTO PARA PREGAR ESFORÇO PELO FIM DA GUERRA"

.
Jornalista e colunista do 247 elogiou o presidente Lula pelo voto favorável do Brasil à resolução pelo fim da guerra na Ucrânia. "Bola cheia"


No 247:
A jornalista Helena Chagas, colunista do Brasil 247 e TV 247, elogiou o voto favorável do Brasil a uma resolução nas Nações Unidas exigindo o fim da guerra na Ucrânia e a retirada das tropas russas.

"Intuitivo, Lula captou o momento certo para alguém chegar e dizer que já deu. Pregar um esforço pelo fim da guerra da Ucrânia", avaliou Helena Chagas. Para a jornalista, a fala do governo russo de que avalia a proposta de paz feita por Lula é "só retórica". "Mas mostra que Putin quer agradar o brasileiro, assim como Biden. Bola cheia", afirmou.

A votação na Assembleia-Geral da entidade teve 141 votos a favor, sete contra e 33 abstenções.  Entre os países 33 que se abstiveram, estão outros membros dos Brics: China, Índia e África do Sul. Muitas nações da Ásia e África também optaram pela neutralidade. Os que  votaram contra a resolução foram Rússia, Belarus, Síria, Coreia do Norte, Nicarágua, Mali e Eritreia.

O texto da resolução demanda a retirada imediata das tropas russas, condena as "nefastas consequências humanitárias" e assume o compromisso de promover a paz na região. A resolução não é obrigatória, mas ocorre às vésperas do aniversário de um ano do conflito, em meio ao aumento das tensões diplomáticas.  -  (Aqui).

................
Mais uma vez o Brasil acerta em política externa, é o que muitos - a exemplo deste Blog - consideram. Outros, porém, como William Waack, da CNN, julgam que o Brasil deveria ter consciência de sua pequenez e parar de dar pitaco em questões do tipo. Waack é aquele que foi pilhado emitindo de viva voz abordagem racista, tentou se desenrolar, mas fracassou. A abordagem revelou o seu caráter sujo para todo o sempre. Voltando ao que interessa neste post: dá-lhe Brasil! 

Nenhum comentário: