quinta-feira, 3 de junho de 2021

PARTIU MARIANO

.
Premiado em duas edições do SIHP, Mariano fez parte da equipe de cartunistas do Pasquim e foi o criador do “Chargeonline” o maior portal de charges do Brasil 


Morreu na quarta-feira, dia 02 de junho, no Rio de Janeiro, Mariano. Chargista e ilustrador no Pasquim, Jornal do Brasil, Última Hora, O Globo, Cadernos do Terceiro Mundo, entre outros.
 Foi vencedor três vezes no Salão de Humor de Piracicaba: 1982 (cartum), 1986 (caricatura) e 1989 (charge). Pioneiro na produção de charges animadas para telejornais (TV Manchete e Rede Bandeirantes, no início dos anos 90). Pioneiro no humor para divulgação científica: charges e ilustrações para o Jornal da Ciência, da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), desde a sua fundação, na década de 1980. Autor dos livros “Abre-te Sésamo!” (charges sobre a abertura política, publicado em 1980 ) e “Até Aí Morreu Neves” (charges sobre o processo de redemocratização e a morte de Tancredo Neves, publicado em 1986). Criador, em 1995, e administrador do site Chargeonline (www.chargeonline.com.br), que se mantém até hoje como a principal referência sobre o humor gráfico de opinião brasileiro na internet, onde são exibidas diariamente as charges dos principais jornais brasileiros. Ele estava internado desde novembro de 2020 por suspeita de AVC. (...).
(Fonte: SIH Salão Int. de Humor de Piracicaba : "Morre Mariano, cartunista da equipe fundadora d'O Pasquim e criador do Portal 'Chargeonline'" - Aqui).

Este Blog louva e agradece a colaboração oferecida pelo amigo Mariano às artes gráficas brasileiras.


Mariano. (Cartum premiado no Salão
Int. de Humor de Piracicaba)

Nenhum comentário: