terça-feira, 15 de junho de 2021

GRUPOS ANTIVACINA TÊM AÇÃO LIVRE NO TELEGRAM

.
Sem controle do conteúdo compartilhado, aplicativo serve para propagação de fake news


Por Wladimir Gramacho

Com cada vez mais usuários no Brasil, o Telegram já está em 45% dos celulares brasileiros. Ainda abaixo do hegemônico WhatsApp, presente em 98% dos aparelhos no país, mas ainda assim com um potencial de difusão de informações nada desprezível.   

As características desse aplicativo de mensagens, entretanto, são muito diferentes quando comparadas às do WhatsApp. Entre suas vantagens estão a possibilidade de editar e agendar o envio de mensagens, além de permitir a transferência de arquivos com tamanho muito maior, no cotejo com seu rival direto.     

Mas é por não regular seu conteúdo e permitir o compartilhamento ilimitado de mensagens que o Telegram tem se tornado cada vez mais popular entre quem propaga –e consome– notícias falsas.

A plataforma, diga-se logo, não tem sido usada só para promover a desinformação. No contexto da pandemia da covid-19, por exemplo, alguns grupos têm preferido a maior segurança e privacidade do aplicativo para compartilharem documentos de interesse público entre a sociedade civil organizada e membros da CPI da Covid, incentivando e municiando integrantes da comissão mais interessados em identificar as responsabilidades do governo federal no enfrentamento da pandemia.

Entretanto, o app abriga também grupos com milhares de participantes criados com o propósito de difundir desinformações contra as vacinas e a vacinação –sem qualquer moderação ou controle por parte da empresa responsável, que tem sede em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O conteúdo difundido por alguns desses grupos associa, por exemplo, os imunizantes a toda sorte de doenças –inclusive à piora de pacientes com câncer e, quase sempre, à morte. Um canal antivacina criado há 2 meses e meio já conta com quase 8 mil integrantes e algumas de suas postagens –com conteúdo notadamente falso– têm mais de 1.000 comentários.

Não é sem razão, portanto, que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) também esteja preocupado com o uso do aplicativo durante as eleições. A falta de moderação da plataforma em relação aos conteúdos difundidos, a possibilidade de que os grupos tenham até 200 mil participantes e o fato de que as listas de transmissão são ilimitadas tornam a rede um foco potencial de livre disseminação de “fake news” em grandes proporções.

Segundo reportagem publicada em janeiro pelo New York Times, a suspensão de contas que promoviam a desinformação no Twitter e no Facebook parece ter contribuído para a migração desses perfis para o Telegram. 

Ainda que o aplicativo tenha sido criado com o propósito de promover a liberdade de expressão e tenha ajudado movimentos de oposição a se insurgirem contra ditaduras –no Irã, em Hong-Kong e, depois, em Belarus–, mais recentemente seus serviços incluíram anúncios de produtos ilegais, venda de dados roubados, golpes e fraudes financeiras.

No Brasil, segundo um levantamento de pesquisadores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) citado pela Folha, 92,5% dos usuários do Telegram que seguem temas políticos o fazem em grupos e canais bolsonaristas.

A liberdade de expressão não se confunde com a difusão de desinformações, especialmente quando elas buscam minar a confiança em vacinas que podem pôr fim aos milhares de mortes diárias por covid-19 no Brasil e dar início à recuperação da economia em condições que protejam a vida de todas as pessoas.  -  (Fonte: Poder 360 - Aqui).

................
'A liberdade de expressão não se confunde com a difusão de desinformações, especialmente quando elas buscam minar a confiança em vacinas que podem pôr fim aos milhares de mortes diárias por covid-19 no Brasil e dar início à recuperação da economia em condições que protejam a vida de todas as pessoas.'

Conclusão para lá de pertinente, mas o que esperar de um País em que a cúpula é a primeira a fazer uso de métodos heterodoxos?

Nenhum comentário: