sábado, 26 de maio de 2018

VAI TER COPA, SABIA?

.
Entro no táxi, cumprimento o motorista, que já é meu conhecido, e puxo conversa: "Parabéns, cara, a três semanas da Copa, seu táxi é o primeiro a ostentar uma bandeirinha do Brasil!". Ao que ele: "Sou tarado por futebol, mas o clima tá uma (*)! A minha rua, que nas Copas passadas era enfeitada, desta vez não vai ter nada." De fato, o clima está mesmo bem Brasil atual.
....
Nota: O País conflagrado (veja aqui), e este blog falando de futebol...


Perdoem-me mas eu vou torcer pelo Brasil na Copa

Por Francy Lisboa

Associar a seleção brasileira com tudo o que há de ruim no Brasil é o caminho que milhares de brasileiros, de todos os gostos políticos, estão tomando. O protesto contra um Brasil corrupto representado pela CBF tem toda a estrutura daquilo que costumamos dizer valer a pena. Quem afinal seria contra o fato de que as pessoas na diretoria da confederação de futebol cometeram ilícitos dentro da instituição que cuida de uma das paixões do brasileiro?
Primeiro de tudo, associar futebol ao circo é daquelas coisas medonhas que pessoas fazem para se separarem daquilo que elas acreditam ser desintelectualizado. Se assim o fosse, um grande pão e circo é a associação diuturna dos flagelos brasileiros aos representantes eleitos do povo, isolados os outros poderes e a geopolítica. Pode-se afirmar sem medo de ser feliz que quem demoniza o futebol, como fator de controle de massas, provavelmente saiu às ruas contra a Dilma ou, voltando um pouco mais, acreditou na espontaneidade e nas boas intenções das Jornadas de Junho de 2013.
O futebol é antes de tudo paixão, e a seleção, independente de qual entidade a gere, é sim um dos símbolos de aglutinação e identidade de nós brasileiros. Assim como é o samba, a feijoada e outras jabuticabas. Antes da CBF, Ricardo Teixeira e Globo, o futebol é o que ele nos proporciona. Torcer contra o Brasil porque o Tite é um babaca? Porque Neymar é estrelinha? Porque a CBF é corrupta? Ora, parafraseando o empresário Wallace Simonsen, a CBF passa e o amor pelo futebol fica.
Ao torcer contra um símbolo do Brasil porque os representantes circunstanciais não são dignos é colocá-los como estando no mesmo patamar do símbolo. Perdoe-me os que assim o fazem, mas eu vou torcer pelo Brasil na Copa sim, e muito!  -  (Aqui).

Nenhum comentário: