segunda-feira, 23 de julho de 2012

SOBRE O CARTUNISTA JAGUAR


Cartunista Jaguar revela em crônica que tem cirrose e câncer

O humorista e cartunista Jaguar, 80, revelou neste sábado (21) em sua coluna semanal no jornal "O Dia" que tem cirrose e câncer. Ele se internou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, no último dia 9, onde foi operado. Segundo o amigo e também cartunista Aroeira, o procedimento cirúrgico foi "inodoro, indolor e incolor" e Jaguar "se recupera bem da coluna" --um trocadilho com o texto publicado.

Ainda de acordo com o Aroeira, o humorista se recupera bem e não quer falar com a imprensa. Esta semana "ele já assistiu a um jogo de futebol com amigos num bar, mas sem beber", garantiu.

Com humor característico, Jaguar conta que nos últimos 62 anos bebeu "uma piscina olímpica", tendo consumido uns 5 litros de cerveja por dia.

"Para ficar só nas cervejas, sem falar nos vinhos e nos destilados: cachaça, underberg, bagaceira, grapa, tequila, steinhager, pisco, conhaque, rum, aquavit, gim, sakê, até absinto. E mil coquetéis, do Hi-Fi ao dry-martini", escreve.

Jaguar afirma que tem CHC (Carcinoma Hépato Celular) e que o médico que consultou disse que ele precisava operar imediatamente. E escreve: "E se não quiser operar, doutor?" perguntou ele. "Você vai ter entre 2 a 20 dias de vida, na melhor das hipóteses".

Ainda na coluna, escreve que antes de se internar almoçou com a mulher no restaurante Gero "com dry-martinis, vinho e underberg." E que ao chegar no hospital ficou surpreso, pois havia uma multidão de fotógrafos e cinegrafistas e ele não havia contado para ninguém.

"Ledo Ivo engano (licença, Sergio Porto). Estavam na porta do hospital para cobrir a saída de Pedro, filho do cantor sertanejo Leonardo. No meu tempo era cantor caipira, com chapéu de palha e botina. Agora é chapéu texano, muita joia e botas de grife."

E encerrou a coluna com a observação: "(continua)". (Fonte: aqui).

................
Em maio de 1982, Jaguar esteve conosco para a abertura do 1º Salão de Humor do Piauí, ocasião em que "entornou todas" - expressão  utilizada por ele no O Pasquim. Jaguar é mesmo expert no assunto: incansável garimpador de estratégicos bares e botequins pelo Rio de Janeiro, escreveu regularmente sobre o assunto, inclusive para revistas (como Status), além de haver publicado um livro sobre suas peripécias: "Confesso Que Bebi".
Torcemos pela plena recuperação do Jaguar.

Nenhum comentário: