Por que as medalhas de ouro não são de ouro?
Se as 302 medalhas olímpicas para os atletas fossem feitas somente de ouro, o custo para os organizadores seria de 40 milhões de dólares. Por representar um valor elevado implicaria um problema de segurança para os atletas vencedores: carregar um objeto com valor de mais de 100 mil dólares, fácil de ser roubado, pode despertar a cobiça dos ladrões.
Assim, o Comitê Olímpico estipulou que a medalha de ouro é na verdade de prata, já que 92,5% são deste elemento, 1,34% de Ouro e o restante de outro elemento. Isto significa seis gramas de ouro. Já a medalha de prata é feita de prata (92,5%) e cobre. A medalha de bronze é feita de cobre (97%), zinco (2,5%) e estanho (0,5%). De certa forma, é uma tradição dos jogos que as medalhas de ouro não sejam de ouro: desde 1912 isto não acontece mais. Como o costume de premiar com medalhas começou em 1904, poucos atletas realmente receberam medalha de ouro.
Os elementos são provenientes dos Estados Unidos e Mongólia (ouro e prata), Austrália (zinco) e Inglaterra (estanho). As medalhas foram produzidas na Espanha e em Gales. (...). (Fonte: aqui).
................
O certo é que, para Sarah Menezes e seus conterrâneos piauienses/brasileiros, as medalhas de ouro são inteiramente de ouro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário