sexta-feira, 3 de setembro de 2010

HAWKING DÁ ADEUS À TESE ORIGINAL


Stephen Hawking descarta papel de Deus na criação do Universo
................

O cientista britânico Stephen Hawking afirma em seu novo livro, ainda inédito, que a física moderna descarta a participação de Deus na origem do Universo e diz que aparentemente o Big Bang foi uma consequência natural das leis da física.

Em The Great Design ("O Grande Projeto", em tradução livre), que teve trechos publicados pelo jornal britânico The Times, Hawking afirma que "a criação espontânea é a razão pela qual existe algo em vez de nada".

O cientista cita a descoberta de um planeta orbitando uma estrela que não o Sol, ocorrida em 1992, como algo que faz as condições planetárias terrestres – como a relação entre a massa solar e a distância para o Sol, por exemplo - parecerem provas "muito menos convincentes de que a Terra foi cuidadosamente projetada somente para agradar a nós, seres humanos".

"Devido à existência de uma lei como a da gravidade, o Universo pode e vai criar a si mesmo do nada", afirma o físico no livro.

"A criação espontânea é a razão pela qual existe algo em vez de nada, do porquê do universo existir, do porquê de nós existimos", diz Hawking.

The Great Design foi escrito em parceria com o físico norte-americano Leonard Mlodinow e tem lançamento previsto para o próximo dia 9.

Mudança

Os trechos indicam uma aparente mudança de opinião em relação a uma das obras mais conhecidas de Hawking.

Em seu livro Uma Breve História do Tempo, publicado em 1988, o cientista sugeria que a ideia de uma criação divina seria compatível com uma compreensão científica do Universo.

"Se nós descobrirmos uma teoria completa, será o triunfo definitivo da razão humana – pois então nós deveremos conhecer a mente de Deus", escreveu então o cientista.

Uma Breve História do Tempo teve mais de 9 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.
................
BBC Brasil.

7 comentários:

Anônimo disse...

Que bobagem, meu caro Gregório, esse cara dizer que não foi Deus que criou o universo. Primeiro, Deus é uma teoria. Para Deus ser uma verdade, alguém deveria ter conversado 3 vezes com ele. Como ninguém conversou 3 vezes, ele não existe, entendeu? Meter Deus nessa história é falta do que fazer de certos cientistas. É claro que qualquer fanático conversa com Ele a qualquer hora, tipo Moisés e Jesus e o Bispo Macedo. Mas eles apenas disseram e não apresentaram provas. Talvez, naquele tempo, não existissem esses celulare com câmera.

Nenhuma teoria se configura em verdade se não é comprovada na ciência experimental.

Então, o Big Bang é a melhor teoria, a melhor até agora. Não existe uma melhor até agora.

Não conheco ninguém que viu o Big Bang acontecer 3 vezes em 3 universos diferentes. E olha: existem vários.

Mas tem uma coisa: por detrás de todo efeito inteligente, tem uma inteligência por trás. Ou várias. Eu planto o feijão e tu planta o algodão. Ninguém faz nada sozinho.

Beijinho,
Albert Piahuy

Netto de Deus disse...

Então, a pergunta agora é: Quem foi que inventou a Física?
O homem, notadamente, o cientista, toda vez que se depara com fenômenos que fogem á sua compreensão, ficam putos e botam a boca no mundo esculhambando com o mesmo Deus que eles dizem não existir. Continuo com Deus porque não sou bobo em depositar minha já pouca fé quem ainda não conseguiu ir bem alí, depois do terreiro da lua, ver que tipo de vida tá passando lá fora, na imensidão do incompreensível.

Dodó Macedo disse...

Excelentes comentários. Vou publicar um post sobre eles.
Abração, Netto, beijinho, Albert.

Anônimo disse...

Fica com Deus, Neto. Talvez você seja um desses sujeitos que não sabem viver sem Ele. Você precisa de Deus para ver algum sentido em alguma coisa.

Todo efeito inteligente tem uma causa inteligente.

Mas vc acha que foi o Deus único dos judeus Quem inventou a física. Antes do Big Bag já existia a Física, senão não haveria o Big Bang, que é um fenômeno da Física. A Física já existia antes do Big Bang.Pelo menos antes desse nosso, que é bem recente, coisa assim de dez bilhões de anos.

Quanto a Deus, que você não sabe viver sem Ele, antigamente era assim, tinha Deus para cuidar de tudo: agricultura, economia, telecomunicações, saúde, educação etc. Mas os os petistas resolveram queimar os templos e destruir todos os deuses qua existiam antes e juntar todos em um
Deus somente: o Lula.

Nunca na história deste Universo alguém havia inventado a física e o Big Bang. Foi o Lula.

Lula, o Deus, único, criador dos céus, da terra e desses insetos que somos nós.

O FHC, coitado, privatizou a Via Lactea. E hoje, e por isso, é satanizado pelo Dodó Macedo e intelectuais associados do petismos.

Albert Piauhy

.

Dodó Macedo disse...

Ah, ah, ah! Esse Albert!

Achei duca a alusão ao FHC. Em 1985, FHC, candidato à prefeitura de São Paulo, foi entrevistado na TV por Boris Casoy:

Boris: 'O senhor acredita em Deus?'

FHC: 'Boris, você me prometeu que não faria essa pergunta!'

Anônimo disse...

Viu, Dodó?
Já nos idos de 1985 tinha gente querendo quebrar o sigilo dos tucanos.

Albert Piahuy

Dodó Macedo disse...

Ué, e a liberdade de imprensa e o direito à livre manifestação, como ficam?
Essa do FHC me fez lembrar o Ricúpero: 'o que é bom a gente mostra, o que é ruim a gente esconde'.