terça-feira, 22 de junho de 2010

JOSÉ SARAMAGO, A FOTO


Do blog de Ailton Medeiros (link ao lado - Ailton é de Caicó-RN, e reside em Natal):

POTIGUAR É AUTOR DA FOTO MAIS FAMOSA DE SARAMAGO

Essa é certamente a foto mais famosa do escritor José Saramago. Quase ninguém sabe de sua história e seu autor é pouco conhecido.

Vamos acabar com o mistério. O autor é o fotógrafo Marcelo Buainain, velho amigo deste escriba, meu parceiro de café na Livraria Poti. Já os detalhes da foto são revelados aqui pelo próprio Buainain. Confiram:

Meu caro Ailton,

O ponto de partida é Lisboa, cidade onde vivi praticamente toda a década de 90. Foi nessa ocasião que tive oportunidade de formar uma parceria com a jornalista Cristina Duran que pautava os entrevistados e eu os fotografava.

Momentos especiais foram vividos e compartilhados nas tascas e em nossas residências situadas no bairro de Alfama, quase a beira do rio Tejo. Deste elo profissional e desta amizade tivemos o privilégio de fotografar várias celebridades, entre elas Wim Wender, Pedro Almodóvar, Bernardo Bertolucci, Irène Jacob entre tantos outros.

Tomado por uma certa insatisfação com os clichês fotográficos, concebi o projeto “CARAS E PESSOAS”, cuja proposta era apresentar uma personalidade portuguesa sob duas óticas: uma face que espelhasse o normal e a outra, a exemplo da famosa fotografia de Albert Einstein, o insólito, o inusitado.

Já em campo, empunhando uma Hasselblad e um estúdio ambulante, retratei o então presidente Mário Soares, a atriz Eunice Munhoz, o ator Joaquim de Almeida, o amigo e escritor Pedro Paixão, o pianista Bernardo Sassetti, o cineasta João Botelho, a cantora de fado Amália Rodrigues e entre tantos outros, João Fiadeiro, Sérgio Godinho, Rui Chafes, Pedro Cabrita, Ana Salazar, Jorge Molder e Júlio Pomar.

Sensibilizado com o drama humana narrado no livro “Ensaio sobre a Cegueira”, idealizei para o projeto Caras e Pessoas um retrato do escritor Saramago, enfatizando os olhos, a cegueira, a visão.

Em 25 de fevereiro de 1996, no bairro de Alfama em Lisboa, na residência da jornalista Cristina Duran, tive a oportunidade de focar os olhos e a alma de José Saramago, expressos nesse retrato.

Saramago, a nossa gratidão por acreditar na possibilidade e realização desta imagem.

Marcelo Buainain

5 comentários:

João de Deus Netto disse...

Postei no meu blog PICINEZ uma caricatura do Saramago da minha mais recente lavra, só que depois que desisti da inutilidade (pra mim) dos anúncios Google, a gigante vem me sacaneando o tempo inteiro, me tirando da rede, me irritando, pedindo quase todo dia por um maldito e antiguíssimo Login, razão porque não consigo entrar no meu próprio blog. "Seu Blog foi temporariamente excluído"!. A droga dos anúncios só servem a eles que nos pagam R$0,25 por cliques que remotamente serão dados por alguém. Estes cliques são bons para o blog do Milton Neves, Paulo Henrique Amorim, Gugu; "celebridades" de atividades totalmente duvidosas... Agora, por acaso, alguém saberá dizer quantos milhões de pessoas são assinantes do Google? A última "promoção" que me enviaram, era uma extorsão, era uma invasão no conteúdo dos meus blogs que, infelizmente, estão alojados no território dos novos Donos do Mundo.

Dodó Macedo disse...

Netto,
As caricaturas publicadas no Picinez são de alto nível. Compete a você insistir em atualizar o link do blog, visto que, ao clicar em 'Picinez', no JenipapoNews, abre tela informando que o blog não existe.
No mais, parabéns pelo excelente trabalho.
Grande abraço.

Helô Lima disse...

Que legal saber a história da foto, Gregório!
Beijos.

Anônimo disse...

Dodô
Muito bonita a foto, ´das melhores que já vi em termos de retratos. E a história contada por teu amigo também é interessante e contextualizadora.
ab
joão antonio

Anônimo disse...

Dodô
Muito bonita a foto, ´das melhores que já vi em termos de retratos. E a história contada por teu amigo também é interessante e contextualizadora.
ab
joão antonio