sábado, 19 de junho de 2010

JOGO DE CENA MIDIÁTICA



Brasil é criticado nos Estados Unidos por "censura governamental"

Portal Comunique-se

O Brasil foi criticado nesta quarta-feira (16/06) em audiência na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos sobre a América Latina e Caribe. Os norte-americanos questionaram a situação da imprensa brasileira. Na audiência foi dito que no país existe "censura governamental" e que possui "juízes que pensam que podem proibir" matérias de serem publicadas.

O presidente da Associação Interamericana de Imprensa, Alejandro Aguirre, incluiu o Brasil entre países que tem problemas com a liberdade de expressão e lembrou o caso de O Estado de S. Paulo, que está proibido pela Justiça de noticiar a investigação sobre Fernando Sarney, filho do presidente do senado, José Sarney (PMDB-AP).

A relatora para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Catalina Botero, também criticou a liberdade da imprensa no Brasil. Ela disse que alguns juízes brasileiros "consideram que podem determinar aos meios que não publiquem certas informações para proteger outras".
................
Não há dúvida: setores midiáticos investem na desinformação de ampla faixa do 'leitorado'. Vão alinhando dados furados em defesa de seus interesses, contando com o beneplácito dos articulistas, que se limitam a registrar o que foi externado. Para desmontar o exposto na matéria, não é preciso aludir aos 'direitos de personalidade', tratados nos códigos civil e penal. Basta lembrar o disposto no artigo 85 II da Constituição Federal:

"São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação". (Atentou contra? Impeachment!).

Só o mau caratismo, mesmo, para explicar certas 'denúncias'.

Nenhum comentário: