segunda-feira, 17 de maio de 2010

A QUESTÃO IRANIANA (II)


Manchetes produzidas até as 22:00 h de ontem, domingo:

Folha de São Paulo e UOL:
Irã, Turquia e Brasil chegam
a acordo, diz chanceler turco

Globo e G1:
Irã, Turquia e Brasil chegaram a
um acordo, diz ministro turco

Estadão:
Irã aceita plano para
troca de combustível,
diz premiê turco

Notícia veiculada após a meia noite, segunda-feira, por OperaMundi UOL: Negociação de acordo nuclear está nos últimos detalhes, afirma assessor internacional de Lula.

A informação de Ahmet Davutoglu, chanceler da Turquia, de que teria sido alcançado acordo entre seu país, Irã e Brasil, sobre a troca de combustíveis nucleares, foi ratificada, às 7h45 de Teerã (23h45 no horário de Brasília), pelo assessor internacional do presidente brasileiro, Marco Aurélio Garcia.
“Os três chefes de governo estão iniciando nesse momento uma reunião para os últimos detalhes da negociação”, relatou Garcia ao Opera Mundi. “As conversas estão adiantadas e um compromisso tripartite está muito bem encaminhado.” O encerramento da reunião está previsto para as 10h (2h no horário brasileiro) e deverá ser seguido de uma declaração conjunta dos três líderes.
................
Resta aguardar o solene anúncio do acordo e, ao longo do dia (ou até mais, a depender de eventuais providências adicionais), a reação da comunidade internacional, quero dizer, EUA. Desde logo, uma constatação: o Brasil fez história.

2 comentários:

Netto de Deus disse...

De meanzinha, no Bom Dia Brasil:

Irã, Turquia e Brasil chegaram a
um acordo, diz ministro turco... Mas não acreditem não, que o iraniano não merece confiança e vai voltar atrás. E continuou: O Lula deveria ter ficado quieto no seu canto, ao invés de comprometer seu nome numa coisa duvidosa.
Desde quando a Globo se preocupa com a reputação do presidente, a não ser pra enxovalhar, desacreditar o que está acontecendo no país e na vitoriosa (até isso) diplomacia brasileira, atual? O Itamaraty, há séculos, vive de contar "causos" do Barão do Rio Branco, caprichar em bailes de meia dúzia dúzia de embaixadas, e de amedrontar algum fedorento para a dificuldade que o espera na vã tentativa de tentar vencer o dificílimo, instransponível, vestibular.

Dodó Macedo disse...

A 'turma' estava (está) torcendo contra o Irã e o Brasil. Não há razão para espanto, amigo.
Mais um golaço do Brasil, hein?!
Um abraço.