segunda-feira, 17 de maio de 2010

CORRE PRO ABRAÇO, BRASIL


Acordo firmado: o Irã concorda em que certa quantidade de seu urânio seja enriquecida fora do país (Rússia, por exemplo), a nível não capaz de dar ensejo a bomba nuclear, com trânsito do material pela Turquia (país que, junto com o Brasil, tem assento provisório no conselho de segurança da ONU - razão por que os dois têm autoridade para tratar com o Irã, que por sua vez 'não confia' nos membros titulares do dito conselho. Ou seja, o Brasil não apareceu por lá 'de gaiato', mas na condição de conselheiro da ONU).

O que foi acertado é exatamente o que foi tentado, sem êxito, no ano passado pela ONU/AIEA Agência Internacional de Energia Atômica.

Caso a iniciativa fracassada do ano passado tivesse alcançado o sucesso da negociação de agora, certamente representaria um louvável avanço e seria encarada como vitória da diplomacia - mas isso não impedirá que os críticos de sempre encontrem defeitos a granel e minimizem o quanto puderem o feito da Turquia e principalmente do Brasil.

Que foi um baita gol do Brasil, foi.

2 comentários:

Sílvio Macedo disse...

Grande Dodó,os adversários de Lula tentarão,como sempre,diminuir sua atuação.Creio que no momento é uma tarefa quase impossível.Lula consolida sua posição no jogo político internacional.Acredito que mais prêmios estão a caminho.Um abraço.

Dodó Macedo disse...

Isso mesmo, caro Silvinho. O Lula não desiste da luta, para tristeza e indignação de seus adversários.
Grande abraço.