sábado, 29 de maio de 2010

ISENÇÃO ELEITORAL


A TV Brasil divulgou 'plano editorial e de cobertura das eleições 2010', com diretrizes para cobertura jornalística e de programação.

Tudo dentro do que se espera: proibição de alguns artifícios, como o 'off' (dar notícia sem citar a fonte), e da divulgação de denúncias sem fundamento, pesquisas eleitorais não registradas etc, e oferecimento de tratamento isonômico aos candidatos (pelo menos os mais competitivos).

A parte principal diz respeito às normas de conduta dos profissionais da empresa (apresentadores, âncoras e repórteres), os quais:

a) deverão tomar cuidado com o vestuário, evitando usar roupas com cores identificadas com partidos, como o vermelho, do PT, e o azul e amarelo, do PSDB;

b) não usarão adereços com conotação eleitoral e expressões faciais que denotem satisfação ou descontentamento com a notícia lida;

c) estão proibidos de gravar depoimentos de apoio, participar de campanhas e comparecerem como apoiadores em eventos de partidos e candidatos.

Não temos detalhes sobre eventuais normas baixadas pelas grandes redes, mas elas certamente existem. A dúvida é se também contemplam a proibição de 'expressões faciais que denotem satisfação ou descontentamento com a notícia lida'. Alguns monstros sagrados se veriam em palpos de aranha para cumprir a recomendação.

Nenhum comentário: