quarta-feira, 10 de março de 2010

DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO


Washington Araújo publicou na Carta Maior análise acerca da liberdade de expressão no Brasil.

Tomou como referência fórum há pouco patrocinado pelo Instituto Millenium, reunindo áulicos da Grande Mídia, e a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, realizada em dezembro passado e solenemente ignorada pelos de início citados.

Araújo alinhou 30 novos significados "grandemidiáticos" do verbete "Liberdade de Expressão", a partir dos quais formei, a meu arbítrio, o seguinte decálogo:

 1. Liberdade de expressão só pode ser invocada pelos que controlam o monopólio das comunicações no país.

 2. Liberdade de expressão é bem supremo estando abaixo apenas do Deus-Mercado.

 3. Liberdade de expressão é denunciar qualquer debate sobre mecanismos para termos uma imprensa minimamente responsável.

 4. Liberdade de expressão é gerar factóides, divulgar informações sabidamente falsas apenas para aproveitar o calor da luta.

 5. Liberdade de expressão é deitar falação contra avanços sociais, contra mobilidade social, contra cotas para negros e índios em universidades públicas.

 6. Liberdade de expressão é não conceder o direito de resposta sem que antes o interessado passe por toda a via crucis de conseguir na justiça valer seu direito.

 7. Liberdade de expressão é somente dar ampla divulgação a pesquisas de opinião em que os resultados sejam palatáveis ao veículo de comunicação.

 8. Liberdade de expressão é apostar em quem ofereça garantias robustas visando manter o monopólio dos atuais donos da mídia brasileira.
 
 9. Liberdade de expressão é fugir como o diabo foge da cruz de expressões como liberdade, democracia, cidadania, justiça social, controle social da mídia.
 
10. Liberdade de expressão é obstruir qualquer caminho que conduza mecanismos de democracia participativa.
 
(Revogadas, rechaçadas, abominadas todas as opiniões em contrário).

Nenhum comentário: