sexta-feira, 12 de março de 2010

AFTER MAROLINHA



O Produto Interno Bruto do Brasil ficou em - 0,2% ao final de 2009. Foi o sexto melhor índice entre os integrantes do G20.

No BRIC, brilhou a China, com 8,7%, seguida da Índia, com 5,6%. Mas a Rússia amargou - 7,9%.

Na América Latina, os países de porte 'aproximado' do Brasil ficaram assim: Argentina, altamente questionada, ficará em - 2%, e o México teve seu PIB reduzido em - 6,5%.

Leitura: o Brasil se saiu bem: obteve o sexto melhor índice, chegou a 2% no quarto trimestre e a perspectiva é de que seu PIB em 2010 beirará os 6%.

Desde ontem leio matérias e vejo análises na Mídia Grande. O que impera é o "foi um senhor impacto, muito maior do que o de uma marolinha". Ou seja, Lula errou ao falar em marolinha.

Queriam que Lula dissesse o quê? Que seria um tsunami? Que alarmasse a todos? Se a expectativa de  marolinha não impediu que o setor privado tirasse o corpo fora (como os bancos privados), um enfoque pessimista iria atrair o caos.

Graças ao setor público o Brasil venceu a crise internacional. As ameaças e desafios persistem, é óbvio. Estar alerta é preciso - até para passar ao largo da galera do contra.

Nenhum comentário: