domingo, 5 de julho de 2020

DOMINGO COM POESIA: LEMINSKI: HAICAIS E OTRAS COSITAS MAS



a estrela cadente
me caiu ainda quente
na palma da mão


cortinas de seda
o vento entra
sem pedir licença


acordei e me olhei no espelho
ainda a tempo de ver
meu sonho virar pesadelo


amar é um elo
entre o azul
e o amarelo


jardim da minha amiga
todo mundo feliz
até a formiga


lembrem de mim
como de um
que ouvia a chuva
como quem assiste missa
como quem hesita, mestiça,
entre a pressa e a preguiça


en la lucha de clases
todas las armas son buenas
piedras
moches
poemas


I

Confira
tudo que
respira
conspira

II

Tudo é vago e muito vário
meu destino não tem siso,
o que eu quero não tem preço
ter um preço é necessário,
e nada disso é preciso

III

Cinco bares,
dez conhaques
atravesso são paulo
dormindo dentro de um táxi

IV

isso de querer
ser exatamente aquilo
que a gente é
ainda vai
nos levar além

V

O pauloleminski
é um cachorro louco
que deve ser morto
a pau a pedra
a fogo a pique
senão é bem capaz
o filhodaputa
de fazer chover
em nosso piquenique



................
(Paulo Leminski. Curitiba, 24.08.44 / 07.06.89.
Foi um escritorpoetacrítico literáriotradutor e professor brasileiro.Tinha uma poesia marcante, pois inventou um jeito próprio de escrever, com trocadilhos, brincadeiras com ditados populares e influência do haicai, além de abusar de gírias e palavrões, tudo de forma bastante instigante. Sob a influência da cultura japonesa, mais precisamente da forma do haicai, de Matsuo Basho, que significa  “hai = brincadeira, gracejo e kai = harmonia, realização (...). Leminski era tão influenciado pela cultura japonesa que, além de ser faixa preta em judô, escreveu uma biografia de Basho. - Wiki - Aqui).

Nenhum comentário: