domingo, 26 de julho de 2020

RETRATAÇÕES - POR LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO

.
"Você não constrói a sociedade mais desigual do mundo sem que isso seja uma obra de anos, deliberada, com a notória ausência de qualquer tipo de grandeza moral".


O vice-presidente Hamilton Mourão, comentando a declaração do Gilmar Mendes sobre o envolvimento dos militares no que, a cada nova contagem de mortos pelo coronavírus, mais se parece com um genocídio, disse que, se Mendes tivesse grandeza moral, deveria se retratar. Entende-se a reação dos militares à declaração do ministro do STF, que se referia ao fato de o Ministério da Saúde estar ocupado de cima a baixo por militares que, presume-se, pouco entendem do assunto, mas estão na linha de frente contra a peste mortal assim mesmo. Já na guerra de palavras entre Forças Armadas e um ministro do Supremo, talvez o problema esteja na escolha das palavras. Ninguém gosta de ser chamado de cúmplice de um massacre, Gilmar. E Mourão, antes de reclamar da falta de grandeza moral de alguém, lembre-se que jamais se ouviu qualquer tipo de autocrítica das Forças Armadas brasileiras pelos desmandos da ditadura.

Mas esse negócio de retratação é complicado. Quem deveria se retratar pela inação do Ministério da Saúde é quem demitiu um ministro que parecia competente e outro que até hoje não sabe o que lhe aconteceu e, no fim, chamou um militar para comandar outros militares, num processo de simplificação – quando em dúvida, chame um general – que tem norteado, se é que cabe o termo para descrevê-lo, um governo perdido. Quem deve se retratar é Bolsonaro & Filhos. Mas, espera lá. Quem foi que os elegeu? A culpa é da tal democracia, que inventaram quando a monarquia ia tão bem e dava bailes tão bonitos? A culpa é da República? A culpa é dos portugueses? Tinham que descobrir o Brasil, logo o Brasil?


Se um Ministério da Saúde abandonado no meio de uma pandemia à sua própria sorte, ou à sorte dos seus próprios militares, representa alguma coisa é a grande culpa da elite brasileira por tudo que ela deixou de fazer através da nossa história e pelo qual nunca se retratou. Você não constrói a sociedade mais desigual do mundo sem que isso seja uma obra de anos, deliberada, com a notória ausência de qualquer tipo de grandeza moral.  -  (Fonte: Estadão, via Blog do Melo - Aqui).


................
"...é a grande culpa da elite brasileira por tudo que ela deixou de fazer através da nossa história e pelo qual nunca se retratou."
.O educador e antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997) costumava dizer que a elite brasileira jamais se conformou com o fim da escravatura. Isso explica tudo, ou quase tudo.
.Quanto ao senhor Bolsonaro, nunca esteve tão tranquilo: se se atreverem a dizer-lhe que a situação do Brasil é vergonhosa, retrucará afirmando que nada tem a ver com o assunto, visto que o Supremo decidiu que a palavra final sobre medidas de enfrentamento da pandemia é dos estados e municípios ('esquecendo' que a Constituição determina que a competência é compartilhada, e que o Supremo assim agiu porque sabia que a União, centralizadora, iria colocar a retomada econômica como prioridade extrema, conforme vinha propalando), e que o Poder Executivo fez mais do que todos eles juntos, ao estabelecer o auxílio emergencial. A conferir.

Nenhum comentário: