terça-feira, 28 de julho de 2020

PRESIDENTE DO STJ PEDE INFORMAÇÕES AO GOVERNO SOBRE RELAÇÃO DA LAVA JATO COM FBI

.
"O presidente do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha, pediu ao governo esclarecimentos sobre a cooperação entre a Operação Lava Jato e o FBI. Noronha vai julgar pedido nesse sentido da defesa do ex-presidente Lula".

No Brasil 247:
O ministro João Otávio de Noronha, presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), pediu informações ao ministro da Justiça, André Mendonça, sobre a colaboração entre a Operação Lava Jato e o FBI. 

A defesa do ex-presidente Lula protocolou na semana passada mandado de segurança no Superior Tribunal de Justiça contra decisão do ministro da Justiça, André Mendonça, de negar acesso a documentos relacionados à cooperação internacional informal feita entre procuradores de Curitiba e autoridades dos Estados Unidos. 
Noronha vai julgar o pedido da defesa do ex-presidente Lula no sentido de obrigar o governo a esclarecer os termos da ajuda dos norte-americanos aos procuradores brasileiros, que deveria obrigatoriamente passar pelo Ministério da Justiça. André Mendonça alegou sigilo e não respondeu aos advogados, informa a jornalista Mônica Bergamo em sua coluna na Folha de S.Paulo.
Recentemente, vieram à tona denúncias sobre a relação entre os procuradores, que se "venderam" como combatentes da corrupção a serviço da pátria brasileira, com organismos de investigação a serviço de interesses internacionais, no caso os Estados Unidos.  -  (Aqui).

................
(a) o título deste post contém uma impropriedade: em vez de 'FBI', o adequado seria 'Departamentos de Estado e de Justiça norte-americanos' - ou 'Governo norte-americano';

(b) para enfatizar as teias de proteção que o establishment montou para coonestar os procedimentos da força-tarefa da Lava Jato, basta dizer que o TRF-4 daria um veemente e sumário 'não' em resposta ao pedido em tela. Convindo lembrar que o senhor João Otávio de Noronha, nos primórdios da operação citada, fez contundentes críticas públicas ao ex-presidente, com vestígios de futura condenação;

(c) no último parágrafo do texto acima, este Blog tomou a iniciativa de pôr aspas na palavra 'venderam'.

Nenhum comentário: