terça-feira, 28 de julho de 2020

O PING-PONG DA HIDROXICLOROQUINA

.
PING

Revista Fórum

Último porta-voz da ditadura militar, que deixou a TV Globo para embarcar de vez no bolsonarismo, Garcia estreou na CNN fazendo defesa categórica do presidente e atacando a postura de colegas da imprensa.


Alexandre Garcia: Bolsonaro é a "comprovação científica" de que cloroquina funciona contra coronavírus

Bolsonarista de primeira hora, Alexandre Garcia iniciou sua participação na coluna Liberdade de Opinião, na CNN Brasil nesta segunda-feira (27), dizendo que Jair Bolsonaro “é a comprovação científica” do uso da hidroxicloroquina no tratamento do coronavírus, contrariando todas as diretrizes médicas e da própria Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Em todo noticiário que eu ouvi, o meu colega, repórter, diz assim: mostrou a caixa de hidroxicloroquina, que não tem comprovação científica. E o cara está na frente do presidente que é a comprovação científica de que o uso da hidroxicloroquina dá certo”, afirmou.
Último porta-voz da ditadura militar, que deixou a TV Globo para embarcar de vez no bolsonarismo, Garcia estreou na CNN fazendo defesa categórica do presidente e atacando a postura de colegas da imprensa.
“Eu não entendo, o sujeito parece que vai para a lua, para Marte, para usar aquele chavão, aquele rótulo, que estão mandando, alguém tá mandando todo repórter dizer que ‘não, não tem comprovação científica'”, disse Garcia (assista ao vídeo).  -  (Revista Fórum - Aqui).


PONG

UOL:


Covid em Bolsonaro mostrou que cloroquina não é eficaz, diz infectologista

Por Leonardo Sakamoto

"O próprio presidente demonstrou que a cloroquina não tem eficácia contra a covid por conta da demora em estar livre do vírus." A avaliação foi feita à coluna pelo infectologista Marcos Boulos, ex-diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e integrante do Centro de Contingência do Coronavírus do Estado de São Paulo. "Ele evoluiu como a maior parte das pessoas, bem e independente do uso de qualquer medicamento", avalia.

A hidroxicloroquina vem sendo recomendada por Jair Bolsonaro para o tratamento da doença, apesar da esmagadora maioria dos médicos e cientistas afirmarem que ela não tem eficácia comprovada, especialmente para casos leves e moderados. Pelo contrário, traz riscos de graves efeitos colaterais.

Bolsonaro havia anunciado, no dia 7 de julho, que testou positivo para covid-19. E apenas no dia 25 de julho, no quarto teste, é que ele indicou negativo. Para Marcos Boulos se o produto fosse realmente eficaz para a covid, teria resultado negativo antes disso, até porque teve seu quadro clínico era bom e ele continuou trabalhando.

O presidente já defendia o uso do medicamento antes de contrair o coronavírus, tendo se transformado em seu garoto-propaganda após infectado. Isso levou muita gente a acreditar que ele funciona, o que - segundo infectologistas - contribuiu para reduzir a preocupação com o isolamento e o distanciamento social.

Além disso, o governo centrou esforços na produção e aquisição de hidroxicloroquina, deixando em segundo plano medicamentos que são efetivamente importantes para garantir a vida e o conforto dos doentes mais graves. Nesta segunda (27), o Brasil atingiu 87.679 mortos pela covid. (...).

(Para continuar, clique Aqui).

................
Se algo houvesse para ressaltar de tudo o que acima se vê, seria a subserviência do senhor Garcia. Mas isso não constitui novidade, considerando o que se passou nos anos de chumbo, quando o referido analista já, digamos, se desdobrava. (Mas, que é um direito líquido e certo dele, é. Democracia é assim).

Nenhum comentário: