segunda-feira, 18 de junho de 2018

UM POUCO DA DURA REALIDADE: PETROBRAS, BALANÇO DOS DESMONTES


(Pedro Parente) Completa o desmonte, com a Petrobras também fora da petroquímica

Por Luis Nassif

Antes de pedir demissão da Petrobras, Pedro Parente completou sua obra: não apenas pretendeu tirar a empresa do refino, como afasta definitivamente do setor petroquímico.
A petroquímica sempre exigiu escala. No período militar, consagrou-se o modelo tripartite – 1/3 de capital estatal, nacional e estrangeiro. Os negócios da privatização pulverizaram o setor em empresas menores. Seguiu-se uma dura disputa que acabou permitindo um novo redesenho. Depois de uma disputa entre grupo Ultra e Odebrecht, consolidou-se a Braskem tendo como acionista a Petrobras.
Agora, vira-se o jogo.
Primeiro, a Lava Jato quebra as pernas da Braskem.
A Odebrecht negocia, então, a venda da empresa para o grupo holandês LyondellBasell. Como maior acionista minoritária, a Petrobras deveria ter direito de preferência. No entanto, abre mão e anuncia que aceitará o tag alone estendido aos minoritários – isto é, irá vender pelas mesmas condições do controlador.
Trata-se de movimento estratégico de enfraquecimento da Petrobras.
A LyondellBasell é uma empresa integrada: produz não apenas derivados de petróleo, como o próprio petróleo, além de ser a maior compradora mundial de eteno e propeno, conforme reportagem do jornal Valor. Portanto, teria todas as condições de arbitrar preços e deslocar completamente as refinarias da Petrobras do próprio mercado brasileiro.
O contrato de fornecimento da Petrobras para a Braskem encerra-se em 2020.  -  (Aqui).
................
O post acima suscitou muitas manifestações dos leitores, a grande maioria  deplorando a 'operação desmonte continuado da Petrobras'. Um dos comentaristas do GGN resolveu partir para a galhofa:
."Caros, por que a indignação?
O sujeito não afirmou que entregou tudo o que foi prometido ao sair da Petrobras no meio do pregão?
Só não disse quanto recebeu para isto.
Será que foram aqueles 2 bilhões pagos ao sócio?
Isto é o que merecemos por sermos um país de bundas mole, ou buda moles ou bundas moles ou moles bundas moles, etc etc etc".

....
.O comentário de André Araújo é valioso e didático, além de informativo:
."Mais dois anos e da PETROBRAS só sobraria meio andar na Avenida Chile. Enquanto isso a SAUDI ARAMCO está se transformando na maior potência petroquímica do território que vai da Europa ao Oriente Médio. TODAS as grandes petroleiras estão se integrando no DOWNSTREAM, a cadeia produtiva que parte do petróleo cru para os produtos mais nobres extraídos do petróleo; a Exxon foi a pioneira nessa integração.
O "gênio" Pedro Parente fez exatamente o contrario, desossou a PETROBRAS, desmontando as etapas integradoras e destruindo a lógica que todas as petroleiras do mundo seguem, partir do petróleo em bruto para os subprodutos mais nobres."

Nenhum comentário: