quinta-feira, 14 de junho de 2018

O CASO DO ROSÁRIO: O GOLPE CONTRA A BLOGOSFERA


Via Facebook, setores da mídia corporativa e seus parceiros tentam restabelecer neste sofrido País a censura à imprensa, a pretexto de combater as chamadas fake news. O recente episódio acerca de tentativa de visita de emissário do Papa Francisco ao ex-presidente Lula (para transmitir a Lula a palavra do Papa e entregar-lhe rosário ofertado por Francisco), já abordado por este blog, é o 'mote' de que os áulicos do retorno da censura tentaram se aproveitar para enquadrar três dos mais importantes representantes da Blogosfera. Ocorre que incidentes de percurso (para os censores) aparentemente frustraram os planos engendrados. Dessa forma, em meio à indignação geral da Blogosfera, nas figuras de sites como Brasil 247 (AQUI), Agência Fórum/Blog do Rovai (aqui) e Diário do Centro do Mundo, além do Jornal GGN, cumpre aguardar o desenrolar dos acontecimentos, inclusive para saber se a agência porta voz da mídia corporativa virá a expressamente admitir que 'se equivocou'.
De qualquer modo, ficam comprovados o incômodo e intolerância de muitos em face do grau de penetração da Blogosfera junto a formadores de opinião. O 'outro lado' pelo visto não sossegará até alcançar um meio de neutralizar essa força.


Agência Lupa aguarda fumaça sair da chaminé da Capela Sistina: se for branca, Papa mandou rosário a Lula, mas se for preta, é fake news

Do Jornal GGN

A Agência Lupa emitiu nota na tarde desta quarta (13) prestando "esclarecimento" sobre a checagem do terço de Lula. A "primeira agência de fact-checking do Brasil" parece estar decidida a esperar uma fumaça sair da chaminé da Capela Sistina: se for branca, o Papa Francisco enviou mesmo um rosário a Lula. Se for preta, é fake news e não se fala mais nisso.

A Lupa não admite a explicação prestada pelo argentino Juan Grabois, que teve de expor o conteúdo de conversa privada que teve com o Papa Francisco, em maio passado, por causa da repercussão que teve a história do terço nas redes sociais. Lupa só quer confirmação diretamente do Vaticano. Se puder ter fumaça e um "habemus fake news", melhor ainda.

Ironias à parte, no informe divulgado às 17h26, Lupa transcreveu que Grabois, "consultor do Pontífice", explicou em carta pública que pediu pessoalmente ao líder máximo da Igreja Católica para abençoar um terço que já tinha destino certo: Lula. Grabois disse ainda que no encontro com o Papa, além de pedir a benção ao terço de Lula, falou da situação política do Brasil.

Junto com o rosário abençoado pelo Papa, Grabois trouxe a Lula as "palavras do Papa". Mas Lupa e outras agências de fact-checking querem saber se o Papa abriu a boca para mandar um recado especialmente a Lula ou se as "palavras do Papa" querem dizer algo mais abstrato. Porque não basta Grabois ter estado com o Papa e conversado sobre enviar um terço abençoado a Lula. Extensão da grande mídia, a Lupa espera algo mais.

Grabois esteve na segunda (11) em Curitiba para tentar visitar o ex-presidente, mas foi impedido de entrar no local onde o petista está preso. Deixou o rosário e uma carta.
Horas depois, as páginas oficiais do PT e Lula manchetaram que o Papa enviou um rosário a Lula. Quem ousou reproduzir as notas, mesmo com as cabíveis ressalvas e contextualização, foi acusado pela Lupa de difundir fake news, que usou para isso uma nota (equivocada) do Vatican News que posteriormente foi deletada e substituída por uma nova, sem os erros de informação.

Somente nesta quarta (13), depois de ter sido acionada pelos sites ofendidos pela tarja de "fake news", Lupa decidiu alterar a etiqueda de "falso" para "de olho". "(...) esta passa a ser a classificação da Lupa até que o Vaticano faça um esclarecimento oficial e definitivo sobre o desejo do Pontífice em dar um terço ao ex-presidente."

Mesmo tendo usado uma nota cheia de erros para atacar os concorrentes, a Agência Lupa, ligada à (revista) Piauí, não deu o braço a torcer. Longe de esboçar qualquer tentativa de se retratar por acusar terceiros de fake news quando também usou nota com informações erradas, Lupa segue apegada ao detalhe de que o Papa "apenas" abençoou o rosário de Lula, mas não sabe se ele "enviou" o objeto ao petista.

O curioso é que, no mérito, Lupa usou a nota falsa do Vatican News da mesma maneira que sites independentes e outros portais (inclusive UOL e Folha) usaram as notas oficiais da equipe de Lula e do PT. Só um lado, contudo, foi acusado de disseminar fake news e denunciado ao Facebook, correndo o risco de ser suspenso da rede social.

Por enquanto, essas classificações negativas feitas junto ao Facebook foram suspendidas pela Lupa. Podem voltar à baila se a fumaça que sair da Capela Sistina vier a ser preta.
Enquanto o Vatican News não responde, fica registrado que, até aqui, a polêmica em torno do rosário de Lula serviu para mostrar que sobra risco de fact-checking ser usado para censura e falta auto-crítica por parte das agências - e não só Lupa, como se vê aqui - que também cometem erros na apuração, mas não reparam danos com a mesma facilidade.  -  (Aqui).

................


O Papa apoia Lula em silêncio, por Alex Solnik:

Por tudo o que o Papa Francisco já disse e fez em seu mandato, por tudo o que pensa do mundo, não há dúvida de que ele está muito mais próximo de Lula que de Moro e de Temer.

O incidente com o advogado argentino Juan Grabois que para mim continua nebuloso revela ao mesmo tempo a intenção por parte do papa de estender a mão a Lula e a dificuldade de fazê-lo devido à oposição conservadora que enfrenta no Vaticano.

Nem uma nem duas vezes Francisco verbalizou sua situação desconfortável e até perigosa em frases tais como "rezem por mim". Também são conhecidas as histórias de capa e espada que pairam nos bastidores do Vaticano. Até hoje se especula se o "Papa Sorriso" não foi envenenado, para citar apenas o enredo sheakspeariano mais recente. No Vaticano mora o perigo. Especialmente para o papa.

Uma coisa é indiscutível: o sr. Grabois não é um picareta que tentou ganhar seus 15 minutos de fama. Nem ele nem a assessoria de imprensa do Vaticano foram precisos em esclarecer os fatos, talvez por não estarem autorizados, mas é possível supor que a visita pode ter sido uma tentativa do Papa de passar a sua mensagem cifrada de apoio a Lula.

É bem possível que seu coração esteja ao lado de Lula, possivelmente ele até gostaria de ele mesmo visitá-lo, mas nem sempre um chefe de estado pode e deve fazer o que seu coração manda.

O papa é a pessoa mais poderosa do mundo. Se numa prédica dominical da praça de São Pedro ele pedisse liberdade para Lula, Temer não teria como não o indultar.

Mas nem sempre os poderosos podem utilizar o seu poder.

O papa apoia Lula em silêncio.  -  (Aqui).

Nenhum comentário: