quarta-feira, 9 de novembro de 2011

DESDE 1970, SELEÇÃO BRASILEIRA, A PRIMEIRA


A revista ESPN desde ontem nas bancas elegeu as 50 melhores equipes esportivas de todos os tempos. A vencedora foi a seleção brasileira campeã da Copa do Mundo de 1970, no México.

A escolha do time que conquistou o tri e foi formado por Pelé, Jairzinho, Carlos Alberto Torres, Rivelino, Gérson e Cia é justa, de acordo com o camisa 9 da equipe, Tostão. Outra seleção brasileira, onde brilharam Pelé e Garrincha, entre o final da década de 50 e início de 60, ficou em terceiro lugar na lista. A segunda posição ficou com a seleção de basquete dos Estados Unidos de 1992, conhecida como "Dream Team".

“A perfeição só existe em nossa imaginação. A seleção de 70 teve um grande defeito: a imagem destrói a fantasia. Sugiro que todas as fitas sejam queimadas para que, no futebol, permaneça a lenda: ‘Existiu, no futebol, um time perfeito, o do Brasil, campeão mundial de 70'”, afirmou o camisa 9 do Mundial no México, o atacante Tostão, que também brilhou no Cruzeiro e Vasco.

De acordo com Tostão, o Brasil era soberano, pois não admitia jogadores sem brilho no elenco: "Quem não tinha talento não enganava. Hoje, jogadores comuns são chamados de craques”, criticou o ex-jogador, que também é colunista no jornal Folha de S. Paulo.

Confira abaixo a lista com as dez primeiras equipes ranqueadas:

1 - Seleção brasileira na Copa de 70
2 - Dream Team americano de basquete
3 - Brasil de Pelé e Garrincha
4 - McLaren da era Senna-Prost
5 - Seleção da Holanda na Copa de 1974, a "Laranja Mecânica"
6 - Santos de Pelé
7 - Bercelona de Messi
8 - Equipe de ginástica artística da União Soviética de 1960
9 - Equipe de revezamento 4 x 100 dos EUA, com Michael Phelps
10 - Seleção da Alemanha de Franz Beckenbauer

................
Eleição pra lá de justa. Meninos, eu vi! Pela TV, ao vivo, vi todos os jogos da seleção brasileira de 1970! Na região, à época, só Teresina tinha acesso à TV. Reza a lenda (que lenda que nada, aconteceu mesmo!) que alguns torcedores mais fanáticos fizeram uma grande faixa com os dizeres "BEM-VINDOS AO MÉXICO".  Baita e longa festa cívica. Todos juntos, vamos, salve a seleção!

Nenhum comentário: