quarta-feira, 2 de novembro de 2011
CHARGE COMENTADA
Por Sponholz, in Jornal da Manhã (PR).
................
O autor da charge acima pisou na bola (deliberadamente?) ao afirmar que o IDH do Brasil está despencando. Ao contrário do que a charge apregoa, o Brasil foi o país que mais avançou no ranking (embora esteja ainda em posição desconfortável). Vejamos o que diz a Folha de Pernambuco:
"BRASÍLIA (AE) - O Brasil foi o país que mais avançou no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) preparado pelo Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (Pnud). Foram quatro pontos a mais em comparação a 2009. Um desempenho significativo, sobretudo diante do cenário de estagnação revelado pelo estudo. Dos 169 países analisados, 116 mantiveram a posição apresentada em 2009 e 27 tiveram desempenho pior. Além do Brasil, somente outros 25 conseguiram melhorar a classificação, de acordo com o relatório, que foi divulgado ontem. Apesar do crescimento, o País ainda apresenta traços importantes de desigualdade tanto de gênero quanto social.
No documento do programa da Organização das Nações Unidas (ONU), este ano o Brasil passa a ocupar a 73ª colocação, desempenho suficiente para que integre grupo de países de desenvolvimento humano elevado. O índice analisa indicadores de desempenho de países em três áreas: saúde, educação e rendimento. (...) A escala (...) varia de 0 a 1. Quanto mais próxima de um, melhor a situação do país. O Brasil alcançou índice 0,699. Noruega, a primeira colocada, 0,938. O pior indicador foi do Zimbábue: 0,140. (...) Apesar da evolução durante o ano, o Brasil continua a exibir um IDH menor do que a média da América Latina e Caribe, que é de 0,704. A comparação com alguns países vizinhos também é desfavorável. A estimativa é de que um brasileiro viva menos 5,9 anos, tenha média de escolaridade 2,5 anos menor e consuma 28% menos do que uma pessoa nascida no Chile, o 45º no ranking. Argentina, Uruguai, Panamá, México, Costa Rica, Peru também apresentam melhor classificação: 46º, 52º, 54º, 56º, 62º e 63º, respectivamente. (...)"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário