domingo, 1 de janeiro de 2023

GUARDIAN DESTACA LULAPALOOZA E VOLTA DO OTIMISMO NO BRASIL

.
Jornal britânico destaca "renascimento político extraordinário" de Lula e alívio brasileiro pela queda de Jair Bolsonaro


No 247:
O jornal britânico The Guardian destaca o festival de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), marcado para este domingo (1) e carinhosamente apelidado de 'Lulapalooza', como uma "explosão momentânea da política e dança brasileiras".

Em reportagem intitulada 'Vai ser selvagem': Brasil se prepara para 'Lulapalooza' enquanto novo líder inicia reinado com grande festa, o periódico inglês atribui a felicidade do povo brasileiro "à queda do presidente ultraconservador Jair Bolsonaro (PL) e à extraordinária ressurreição política de seu sucessor de esquerda".

A publicação entrevistou a ativista social de 64 anos Mayse Freitas, do Complexo do Alemão, que disse que a posse de Lula será o dia mais feliz de sua vida. "Vai ser selvagem. Eu não sou de chorar, mas acho que vou ter que tomar um sedativo para controlar a emoção que vou sentir. Lula é um de nós. Lula é um humano. Ele é humanidade. Ele é exatamente o oposto desse canalha que nos governa há quatro anos."

O jornal destaca que "no exterior, também há contentamento com o retorno de Lula, um esquerdista moderado do Partido dos Trabalhadores (PT), cuja carreira política parecia morta e enterrada quando foi preso em 2018 por acusações de corrupção que foram posteriormente anuladas."  -  (Aqui).

................
É, mas pairam no ar certos fantasmas:

(a) - O risco de atentado/golpe, convindo lembrar que as investidas podem ocorrer a qualquer tempo. A paranoia vai reinar, é lícito supor;

(b) - As 'bombas' plantadas pelo governo derrotado às vésperas do início do governo eleito, a exemplo das nomeações de parceiros para cargos no exterior (Aqui), sem contar as 'surpresas' que poderão ser conhecidas após empossados os novos dirigentes, inclusive no que respeita a 'rombos', como auxílios fraudulenta e deliberadamente concedidos (caso do "auxílio Brasil eleitoral").

'Tirante' isso, que alívio, que alívio, que alívio!

Nenhum comentário: