.
Ela sobreviveu aos horrores de duas guerras mundiais, uma guerra civil e duas pandemias globais
(Dona Maria Morera)
N'O Tempo:
Após a morte da freira francesa Irmã André no início deste mês, aos 118 anos, a norte-americana Maria Branyas Morera entrou para o livro dos recordes como a pessoa mais velha do mundo.
Nascida em 4 de março de 1907 em San Francisco, na Califórnia. Morera passou os últimos 22 anos em uma casa de repouso na Catalunha, Espanha.Um ano após o seu nascimento, seus pais emigraram para os Estados Unidos. Oito anos depois, a família voltou para a Espanha. No entanto, o pai de Morera morreu de tuberculose pulmonar no final da viagem transatlântica.
A família de Morera chegou a Barcelona durante a Primeira Guerra Mundial e sua vida também abrangeu a Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial.
Hoje, prestes a completar 116 anos, Maria Branyas Morera é antenada e usa a rede social do Twitter – com a ajuda de sua filha – para se comunicar com seus milhares de seguidores.
“Sou velha, muito velha, mas não sou idiota”, diz sua biografia no Twitter.
Ela atribui sua longevidade à “ordem, tranquilidade, boa conexão com a família e amigos, contato com a natureza, estabilidade emocional, sem preocupações, sem arrependimentos, muita positividade e ficar longe de pessoas tóxicas”.
“Acho que a longevidade também é ter sorte. Sorte e boa genética”, declarou.
Acredita-se que ela esteja entre as pessoas mais velhas a se recuperar do Covid-19, tendo testado positivo para o vírus em maio de 2020.
Em uma série de tweets em catalão no sábado, Morera, que tem três filhos, 11 netos e 13 bisnetos, disse estar “surpresa e grata” pelo interesse gerado por seu novo status, mas que os últimos dias foram "estressantes" e ela não daria mais entrevistas.
“Preciso de paz e tranquilidade”, twittou.
No primeiro dia de 2023, ela twittou: “A vida não é eterna para ninguém... Na minha idade, um novo ano é uma dádiva, uma humilde comemoração, uma nova aventura, uma bela jornada, um momento de felicidade. Vamos aproveitar a vida juntos.”
Atualmente, o título de pessoa mais velha já registrada pertence a feira Jeanne Louise Calment. Nascida em 21 de fevereiro de 1875, sua vida durou 122 anos e 164 dias, de acordo com GWR. - (Aqui).
................
Reconfortante ler artigo assim após inteirado do conteúdo de relatórios de entidades engajadas na defesa do meio ambiente, com relatos macabros sobre humilhações massacrantes impostas por garimpeiros aos povos da floresta, notadamente aos YANOMAMIS. Mulheres exploradas sexualmente, grande parte dizimada na faixa dos vinte anos; homens entregues à cachaça, afastados da lavoura, arrebentados. Brasil, perplexidade mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário