quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

ECOS DE UM INCISIVO CARTUM

.
Charge alvo da censura compara o dono da Havan a personagens de filmes de terror. Confira algumas releituras do movimento "charge continuada"

Processo de Luciano Hang Contra Nando Motta Resulta em Protesto Artístico Com Mais de 70 Charges*

(Nando Motta).

No 247:
O empresário Luciano Hang entrou com uma ação contra Nando Motta, que publica charges no Brasil 247 e integra o coletivo Jornalistas pela Democracia, por conta de uma charge que compara o dono da Havan a personagens de filmes de terror.

A reação ao processo desproporcional, no entanto - de um bilionário contra um artista - veio de forma coletiva e através da arte, similar ao que aconteceu com Renato Aroeira em 2020, quando foi enquadrado na Lei de Segurança Nacional por uma charge que associava Jair Bolsonaro a uma suástica, símbolo do nazismo.

O movimento que ficou conhecido como “charge continuada” se repetiu agora e já tem mais de 70 reproduções inspiradas na original, alvo da censura, e publicadas no perfil “somostodosnando”, no Instagram.

(Laerte).

Há participações de diversos artistas renomados, como Laerte, Miguel Paiva e o próprio Aroeira.  (Para conferir mais cartuns, clique Aqui).

................
Quem acompanhou a CPI da Pandemia tem ciência do que lá ocorreu relativamente ao sr. Luciano Hang. As alusões aos fatos que resultaram no cartum de Motta não foram fruto de ficção. O cartum é, pois, pertinente. Mas, claro, Hang tem a prerrogativa de entender o contrário. Que dê com os burros n'água.


(Bira Dantas).

(Cartum reproduzido por este Blog no dia 19. O cartunista Bira Dantas já estava atento à situação, como se vê).

................
(*) = Este Blog não estabelece distinção entre charge (crítica/observação sobre um fato; desenho de 'vida' breve) e cartum (crítica sobre costumes, p. ex., que soa sempre atual). Há charges que se convertem em cartuns, como essas sobre o 'véio'. Logo, para este Blog, é tudo cartum. 

Nenhum comentário: