quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

DIÁRIO DO BOLSO D'ONTEM


Por José Roberto Torero

Diário, ontem vi um treco lá na Netflix. Não sou muito de ver série, porque as legendas são muito rápidas e cheia de letras amontoadas, mas essa tem dublagem em português, então tudo bem. E o título, sei lá porquê, me pareceu interessante.

Bom, o primeiro capítulo da série ensina o que a gente precisa para ser um tirano. É isso aqui:

1-) AUTOCONFIANÇA. Isso eu tenho. Porque eu sou engraçado, inteligente, esperto e entendo de muitas coisas mesmo sem estudar, tipo medicina.

2-) SE APRESENTAR COMO UM CARA ESPECIAL: Moleza, porque isso eu já sou. Pra começar, me chamo Messias. E os nomes têm muito a ver com a pessoa. Por exemplo, tem um monte de Pedro que é pedreiro, um monte de Branca que é branca, e todo Bolsonaro pensa muito em encher o seu bol... deixa pra lá. Além disso, eu sobrevivi a uma facada e a uma queda de paraquedas. Ou seja, já tenho duas ressurreições. (...).

3-) INVENTAR UM INIMIGO: Caprichei nessa. Primeiro inventei o perigo do comunismo. No Brasil o Partido Comunista virou PPS e o líder dele acabou sendo ministro do Temer. Mas, mesmo assim, o pessoal ainda cai nesse papo.

Também coloquei a corrupção como grande inimigo. Mas isso foi antes das emendas secretas e de eu casar com o Centrão.

E agora inventei as vacinas e as máscaras como grandes adversárias da liberdade. Tem gente acreditando.

4-) PARECER UM HOMEM DO POVO: Nisso eu sou ótimo. Na segunda-feira até cantei um funk, quando tava enforcando o serviço lá no Guarujá. Também falo palavrão, vejo jogo de futebol, faço churrasco e uso chinelo havaiana. É verdade que eu nunca trabalhei numa firma de verdade. Mas o pessoal nem se lembra disso.

5-) CRIAR UMA MARCA: Sou craque nesse quesito aí. Quem não lembra do meu revolvinho?

6-) MONTAR SEU ESQUADRÃO: Nisso eu também fui bem. Tenho meus três garotos, mais a Damares, o Queiroga (que é capaz de matar criança por mim), o Guedes (que faz o contrário do que prega pra continuar do meu lado), o Aras, o Kássio, o Mendonça, o Queiroz...

Enfim, Diário, eu nunca tinha visto essa série, mas acho que tô fazendo tudo direito. Agora quero ver o capítulo 2. Tomara que seja “Como dar um golpe”.  -  (Fonte: Boletim Carta Maior - Aqui).

Nenhum comentário: