segunda-feira, 29 de março de 2021

CANAL DE SUEZ, A ORIGEM


SamPaulo. (Nov. 1956).
................

Em 1956, em pleno período da Guerra Fria, o Canal de Suez foi o centro de uma crise mundial ao ser nacionalizado pelo presidente do Egito, Gamal Abdel Nasser.

Antes disso, era explorado por empresas da França e da Inglaterra, países parceiros de Israel, que reage declarando guerra ao Egito, por sua vez apoiado pela extinta União Soviética.

A ONU, então, cria a 'Força Internacional de Paz', composta por 10 países, entre os quais o Brasil, e tal Força se instala na Faixa de Gaza, criando uma zona neutra e estabelecendo a Linha de Demarcação de Armistício, exatamente a divisa física entre Egito e Israel. 

(Contingentes brasileiros foram enviados ao Oriente Médio entre 1956 e 1967).
....

É com abordagem acima que Maria Lúcia Sampaio - sobrinha do consagrado cartunista SamPaulo e titular do Blog de mesmo nome, por ela instituído para preservar a obra do tio - inicia a mostra de uma coletânea de charges (que preferimos chamar de cartuns - como hoje se demonstra pela atualidade da charge/Cartum acima) produzidas por SamPaulo naqueles tempos, a propósito do conflito. 

....
.1956: No Panamá, a nacionalização do Canal de Suez desencadeou nova onda de demandas contra o controle e a posse do canal interoceânico pelos Estados Unidos:


Clique
 Aqui para conferir o Blog Sampaulo.

Um comentário:

Maria Lucia disse...

Caro Dodó, muito obrigada pelo carinho de sempre. Abraçâo.