terça-feira, 1 de setembro de 2020

COVID-19: RÚSSIA COMEÇARÁ A VACINAR TODA A SUA POPULAÇÃO EM NOVEMBRO

.
Ministro da Saúde russo, Mikhail Murashko: vacinação em massa deverá ser iniciada entre novembro e dezembro.


No 247:
Ministro da Saúde russo afirma que testes clínicos pós-registro da vacina russa contra o coronavírus começam nesta semana.
Em declaração a jornalistas, o ministro da Saúde russo, Mikhail Murashko, afirmou:"No [processo de] registro, se encontram algumas vacinas [contra o coronavírus]. [A produção da vacina] em volumes máximos se dará entre novembro e dezembro."
Desta forma, a vacinação em massa contra a COVID-19 na Rússia tem prazo previsto para começar entre novembro e dezembro.
Ainda de acordo com o ministro, alguns voluntários para os próximos testes clínicos já foram selecionados.
"Os grupos para observação pós-registro estão sendo formados. Mais de 2.500 pessoas já foram selecionadas, e, ao total, serão 40.000 [voluntários]", acrescentou Murashko.
Em primeiro lugar, a vacina será concedida a pessoas que fazem parte dos grupos de risco.
"[Para] os grupos de risco, as primeiras vacinas serão concedidas em pouco volume já em setembro, e uma cobertura mais massiva da vacinação está planejada para depois de novembro e dezembro", acrescentou Murashko.
"Nós vemos que a vacina é efetiva e segura", disse o ministro.

Vacinas contra o coronavírus

No início do mês, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou a primeira vacina a ser registrada no mundo contra a COVID-19, doença provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2.
A vacina, chamada Sputnik V, foi desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya.
Já na semana passada, Putin afirmou que uma segunda vacina(?!!!) contra o coronavírus ficará pronta em setembro.  -  (Aqui).

................
Em geral, os comentaristas se dizem na expectativa de que tudo corra bem, ou seja, que a vacina russa venha a se revelar eficaz. Mas um deles, conquanto acompanhe os demais, destoa na 'visão sistêmica' e observa:
"Como eu disse há um mês atrás e fui xingado no 247, a vacina russa não está pronta, pois eles ainda vão fazer a fase 3, testando nesses 40.000 voluntários. Numa jogada genial registraram a vacina antes da fase 3, quando todos fazem após os testes prontos. Com isso conseguiram vender a vacina para um monte de países mesmo estando atrás dos ingleses e chineses. Afora a polêmica, fiquemos na torcida para que esta e todas as outras vacinas se mostrem efetivas."

Nenhum comentário: