sábado, 15 de setembro de 2012

A FOGUEIRA DAS ARMAÇÕES (II)

Tim Dax, acima, à direita.

Ator de filme anti-Islã revela bastidores de gravações

Em entrevista a revista Time, o ator Tim Dax fala sobre como sua experiência no set de gravação de "Innocence of Muslims" ("Inocência dos Muçulmanos"). O filme causou controvérsia e manifestações por seu conteúdo anti-Islã, debochando do profeta Maomé, que resultou em um ataque ao consulado dos EUA na Líbia na terça-feira e na morte do embaixador Chris Steven.

Não é difícil reconhecer Tim Dax. O ator tem o corpo de um fisiculturista e uma tatuagem no rosto que se assemelha a um capacete antigo. Segundo a revista Time, Dax teve alguns papéis de pouco destaque na televisão norte-americana, como no seriado CSI e, com um nome diferente, em um filme pornográfico homossexual.

Há alguns meses atrás, Dax se inscreveu em uma seleção para participar de um filme através da internet que prometia um enredo sobre guerreiros de um mundo antigo. Dax foi selecionado e se apresentou em um estúdio em Los Angeles. Dax esperava que o filme fosse uma chance para crescer na competitiva indústria cinematográfica, mas ao invés disso, encontrou uma produção estranha, cuja péssima qualidade se tornou motivo de piada entre os membros do elenco.

Segundo Dax, a maior parte das gravações era feita em frente à um fundo verde pintado na parede de um celeiro. Os atores não recebiam o script com antecedência para ensaiar e tomavam conhecimento de suas falas instantes antes das gravações. Mesmo quando cometiam algum erro, o diretor ficava satisfeito com a cena e não pedia outros takes. Os diálogos causavam estranheza aos atores, mas Dax afirma que eles preferiam não questionar o diretor.

O filme foi anunciado aos atores com o nome Desert Warrior ("Guerreiros do Deserto"), mas foi publicado no YouTube em um fragmento de 14 minutos sob o título "Innocence of Muslims". Algumas das falas dos atores foram dubladas e a história focou em denegrir o profeta Maomé. (Fonte: aqui).

................
Quem armou essa? Nada se pode afirmar. Mas pode-se dizer que o propósito (insuflar/indignar adeptos do Islã, notadamente fanáticos radicais) foi alcançado. Corrijo-me: o propósito inicial foi alcançado, pois não é improvável que haja um outro objetivo, ou mais de um, em 'n' searas...

Nenhum comentário: