O Dia do índio foi criado em 1943 por Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5540, e relembra o dia, em 1940, no qual várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Elas haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos "homens brancos". Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio, 19 de abril. (Fonte: aqui).
Samuca.
Haicai do Dia do Índio
MEU DIA É ASSIM:
UMA DIA QUALQUER
BEM CURUMIM
Cazo.
quinta-feira, 19 de abril de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Eu também pego minhas receitas básicas na mesma fonte...hahahahaha
É curioso, não é, amiga? Aí a gente fica pensando: o índio poderia estar muito bem familiarizado com a internet, mas, pô, poderia preservar a memória cultural. Reside exatamente aí a sutileza da charge.
Beijos.
Manter a cultura de um povo sem perder o avanço tecnológico. Entendi.
Eu não pretendi explicar nada não, querida. Só expus uma impressão que me ocorreu ao ver a charge. O certo é que o Cazo apitou muito bem nessa sacada (rs).
Beijos.
Ok. A charge é muito boa mesmo.
Com ou sem explicação você sempre enriquece com seus comentários. Obrigada. Beijokas.
Você e sua bondade, querida amiga.
Beijos.
Postar um comentário