sábado, 19 de dezembro de 2009

VEM AÍ TORQUATO, VERBO DESENCANTADO


Por Menezes y Morais *

O escritor, advogado e editor Kenard Kruel anuncia, para janeiro de 2010, o lançamento do livro Torquato Neto, Verbo Desencantado – uma biografia.

O livro tem 650 páginas e capa do artista plástico Amaral.

Torquato Neto, Verbo Desencantado, é o segundo livro de Kenard Kruel sobre o poeta, letrista, cineasta, ator, roteirista, jornalista e crítico, considerado um do tripé ideológico do movimento Tropicália.

O livro está na segunda edição, pela editora Zodíaco, de Teresina (PI) e será lançado em Brasília, em local e dia a serem definidos.

“Ao contrário de Torquato Neto ou a Carne Seca é Servida – diz o Autor, referindo-se ao primeiro livro sobre o autor de Geléia Geral – a biografia tem um enfoque político. Torquato Neto foi um dos fundadores do CPC – Centro Popular de Cultura da UNE – União Nacional dos Estudantes.”

LEGADO CULTURAL

Torquato de Araújo Pereira Neto (1944-1972) suicidou na madrugada seguinte ao dia do seu aniversário, aos 28 anos de idade, no Rio de Janeiro. Era um gênio, inclusive incompreendido por alguns amigos.

Somou na fileira da resistência democrática contra a ditadura militar que assaltou o poder em 1964, tendo participado, inclusive, da Passeata dos Cem Mil, no Rio.

Deixou um legado cultural que inclui parcerias musicais com Gilberto Gil, Caetano Veloso, Edu Lobo, Jards Macalé, Nonato Buzar, Geraldo Vandré, Galvão, Renato Piau, Titãs, Geraldo Brito etc. Entre as intérpretes de suas canções estão Elis Regina, Maria Bethânia, Gal Costa e Lena Rios.

Escreveu colunas para jornais como Última Hora, Jornal dos Sports, entre outros. Não publicou livro em vida. Os Últimos Dias de Paupéria, póstumo, foi organizado pelo poeta Walli Sailormoon e a viúva do poeta, Ana Maria, um ano depois de sua morte.

Algum tempo depois saiu uma segunda edição ampliada de Os Últimos Dias de Paupéria, com o subtítulo Do Lado de Dentro. Torquato Neto fez vários filmes, inclusive como ator – Nosferatu no Brasil, direção de Ivan Cardoso – e Adão e Eva, do Paraíso ao Consumo, onde além de ator, foi diretor e roteirista.

TESOURO PARA QUEM GOSTA DA POESIA DE TORQUATO

O livro Torquato Neto ou a Carne Seca é Servida é uma espécie de tesouro para os que gostam da poesia do autor de Mamãe, Coragem – letra musicada por Caetano Veloso e gravada por Gal Costa.

Nele, Kenard Kruel fez um trabalho de garimpeiro: além de recolher fotos e documentos (nem as cartas escritas para amigos e familiares em Teresina escaparam) inclui os livros Os Últimos Dias de Paupéria e o até então inédito O Fato e a Coisa.

Mas não é só este o mérito de A Carne Seca é Servida: Kenard recolheu ainda artigos sobre Torquato Neto assinados por poetas do quilate de Haroldo de Campos, Augusto de Campos, Décio Pignatari, além de entrevistas, como a da historiadora e professora Claudete Dias, que trabalhou, como atriz, no super 8 Adão e Eva, do Paraíso ao Consumo.

A última entrevista que Torquato Neto concedeu a um jornalista foi para este escriba, publicada no Jornal Dia, no suplemente Domincultura, que eu editava em Teresina.

A entrevista foi publicada no dia 18 de junho de 1972. No dia 10 de novembro o poeta suicidou-se, no Rio de Janeiro. Recordo que, depois da entrevista, Torquato me convidou para almoçar – era o almoço de despedida na casa dos pais – e perguntei se podia levar um amigo, diante o sim, convidei o poeta Salgado Maranhão.

Dona Salomé, mãe do poeta – seu Heli é o pai – nos serviu uma peixada naquele domingo, a pedido de Torquato. Lá pelas tantas o telefone toca e Torquato pede licença pára levantar-se da mesa: era o filho Thiago, então com dois aninhos, ao telefone. Torquato retornou ao Rio de Janeiro na segunda-feira.

Depois da morte do filho, seu Heli me chamou à sua casa e entregou-me uma cópia (para leitura) dos originais de O Fato e a Coisa. E dona Salomé, quando me viu, chorou feito criança. Esta cena se repetia sempre que nos cruzávamos pelas ruas de Teresina.

................
* Menezes y Morais é jornalista, escritor, historiador e editor da Nós – Fora dos Eixos.
SERVIÇO
Livro: Torquato Neto ou a Carne Seca é Servida – 2ª edição, ampliada, Zodíaco (Teresina-PI, 2008), 622 páginas.
Endereço: Vila Tropical, Bloco 01, apartamento 101, CEP 64000-230, Teresina-PI.

kenardkruel@yahoo.com.br

Nenhum comentário: