sábado, 12 de janeiro de 2019

LÁ VEM O BRASIL, DESCENDO A LADEIRA


"...Somente duas coisas são capazes de manter a paz, a coesão social e a civilização: o respeito à Constituição (inclusive e principalmente pelos juízes) e a responsabilização dos administradores públicos que ousem conspirar contra a sua aplicação. Caso contrário, a barbárie começará a produzir vítimas e os mais fortes não sofrerão menos.



(De Fábio de Oliveira Ribeiro, trecho final do post intitulado "Lá vem o Brasil, descendo a ladeira", publicado no GGN - Aqui -.
"Respeito à Constituição." Respeito à Constituição! Quantas vezes a expressão compareceu neste blog? Até 'picle' o assunto já mereceu: "Cuidado com aquele sujeito, ele é suspeito de andar por aí a defender a supremacia da Constituição!" Cartuns, então, foram dezenas. Um deles causou espécie: foi premiado com 'n' visualizações, tamanha a distância entre a louvação à Carta Magna e a Dura Realidade reinante. Aliás, por falar em causar espécie, e tendo presente o trecho acima, de Fábio de Oliveira Ribeiro, parece o caso de imaginar um Patriota Virtuoso a contrapor: "Nunca a Constituição foi tão respeitada! Basta dizer que todas as decisões que implicaram modificação, na prática, de diretriz constitucional partiram do próprio STF, Guardião - com 'G' maiúsculo, por favor! - da Carta Magna, que mui sabiamente interpretou o espírito do constituinte. Impossível esquecer, p. ex., as lições oferecidas pelo ínclito jurisconsulto ministro Luís Roberto Barroso em defesa da prisão após ratificação, pela segunda instância, de sentença penal condenatória, mesmo atropelando o inciso LVII do artigo 5º da referida Carta, ou pela ministra Rosa Weber, mediante texto em que, para embasar sua mudança de posição quanto à citada prisão, invocou o instituto da 'colegialidade'. Ademais, as tais 11 reclamações que pesavam contra o magistrado Sérgio Moro junto ao Conselho Nacional de Justiça, de tão desprovidas de pertinência, jamais foram sequer julgadas!").
....

Adendo
A PGR Raquel Dodge torce para ser reconduzida ao cargo pelo presidente Bolsonaro, e para tanto não poupa esforços: "Bolsonaro inaugura mandato de mudanças, diz Raquel Dodge"  -  Aqui. O poder é fascinante.

Nenhum comentário: