quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

EQUIPE DE ISRAEL DEIXA BRUMADINHO

16 toneladas de equipamentos... (Quantas toneladas retornarão?) 3 dias de trabalho para um exército tão bem preparado como o de Israel... Dificilmente vivenciaremos passagem tão singular em nossa história. Diante de tanta estranheza, aliás, os comentários suscitados, até mesmo os colidentes(!), chegam a soar plausíveis (aqui). 


Equipe de Israel deixa Brumadinho após ter trabalhado por apenas 3 dias

Do GGN: Os cerca de 130 soldados israelenses e suas 16 toneladas de equipamentos deixam o Brasil a partir das 15h desta quinta (31), após terem trabalhado no resgate de vítimas do rompimento da barragem da mineradora Vale, em Brumadinho (MG), por apenas 3 dias.
 
Em Bento Rodrigues, distrito de Mariana, o rompimento da barragem da mineradora Samarco, em 2015, demandou pelo menos 20 dias de operações intensas. Os bombeiros de Minas Gerais resgataram nesse período 18 de um total de 19 mortos. Equipes continuaram o trabalho por mais algumas semanas, em busca do último corpo, que nunca foi encontrado. 
 
No município de Itabirito, onde uma barragem da mineradora Herculano rompeu em 2014, os trabalhos de resgate duraram 15 dias. Três vítimas foram encontradas.
 
Jair Bolsonaro usou o Twitter na manhã desta quinta (31) para agradecer a ajuda de Israel. Segundo o jornal Estado de S. Paulo, o governo brasileiro não soube informar o motivo de a comitiva ter decidido deixar o País em tão pouco tempo.
 
Dois dias antes, os bombeiros e o embaixador israelense se estranharam publicamente. A equipe brasileira reclamou que a tecnologia israelense não correspondia à natureza do que ocorreu em Brumadinho.
 
Israel tem experiência com soterramento de pessoas mas por outros tipos de desastres, como bombardeios. Neste caso, por exemplo, é mais fácil limitar a área de busca por vítimas e equipamentos como o imagiador que faz imagens de corpos quentes soterrados são úteis. No rompimento de uma barragem de mineração, contudo, as vítimas são arrastadas pelo movimento de massas. A localização dos corpos é o principal desafio. 
 
GGN explicou neste post quais foram as técnicas utilizadas pelos bombeiros nos desastres envolvendo as mineradoras Herculano e Samarco. Leia mais.

Nenhum comentário: