quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

SOBRE A CONJUNTURA VENEZUELANA


Trump, Bolsonaro e OEA reconhecem Guaidó como presidente da Venezuela    

Segundo o GGN, o líder da oposição e presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, se declarou nesta quarta-feira (23) presidente interino do país. O governo Nicolás Maduro não reconhece a mudança e continua no Palácio de Miraflores.

O ato aconteceu durante uma manifestação organizada pelos opositores do governo Maduro, em Caracas. Desde a madrugada, há registros de vários protestos em mais de 60 pontos na capital venezuelana que resultaram na morte de, pelo menos, quatro pessoas e mais de 50 detidos.

No dia 10 de janeiro, Nicolás Maduro tomou posse do seu segundo mandato, após vencer com 67,7% dos votos válidos. A oposição não reconheceu o pleito, alegando que houve abstenção de 54% dos eleitores. (A abstenção se deveu, em grande parte, ao fato de a oposição, por iniciativa própria, haver boicotado o pleito, deixando de apresentar candidato. Ademais, a constituição venezuelana não impõe percentual mínimo de participação eleitoral).

Dias após a posse oficial, a Assembleia Nacional declarou Maduro como "usurpador" do cargo. Em seguida, o Tribunal Superior de Justiça (TSJ) declarou "nulos" todos os atos aprovados pela referida Assembleia. Ao anunciar a posse como presidente interino hoje, Guaidó declarou:

"Na condição de presidente da Assembleia Nacional, ante Deus, a Venezuela, em respeito a meus colegas deputados, juro assumir formalmente as competências do executivo nacional como presidente interino da Venezuela. Para conseguir o fim da usurpação, um governo de transição e ter eleições livres". (Observe-se que não há alusão à constituição venezuelana...).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua conta pessoal no Twitter para anunciar o reconhecimento do líder da oposição como o novo presidente da Venezuela.

O porta-voz da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luiz Almagro, também usou sua rede social para felicitar o novo governo, completando que o parlamentar terá "reconhecimento para impulsionar o retorno do país à democracia".

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil também divulgou uma nota informando que o governo Jair Bolsonaro reconhece Juan Guaidó como presidente do país.


NOTA
Mais uma vez, a cobertura da imprensa 'oficial' omite, em suas abordagens, o fato de que a Venezuela é a maior detentora de reservas provadas de petróleo do mundo (300 bilhões de barris!) e deixa de informar o quanto essa riqueza é vital para a Metrópole americana, que NÃO é autossuficiente em petróleo e depende da 'parceria' com a ditadura Saudita (a Arábia Saudita é a segunda maior detentora de reservas provadas) e outros países do Oriente Médio para sobreviver. Os governos chavistas resistem em ceder às exigências de Tio Sam, o que explica o que se está a ver, inclusive a crise de desabastecimento que assola a Venezuela, que há tempos se debate até com falta de remédios. 

................
Comentário selecionado

.De Frederico Firmo, em dois tempos:

Tempo 1: "O problema é que lá eles não têm o judiciário:
Um dos instrumentos mais poderosos dos golpes irradiados do hemisfério norte é que eles têm usado sempre o judiciário. Aqui, funcionou, mas na Venezuela, como diz a Globo indignada,  o Supremo é deles."

Tempo 2: "O curioso timing dessa decisão:
Durante esta desastrosa visita a Davos, Bolsonaro fora do país toma uma decisão importantíssima e com consequências muito graves para a América Latina, como se fosse apenas um ato midiático. Com certeza esta notícia tira um pouco o Flavinho do foco.
Não contente com isto o judiciário requenta a delação da OAS. E mais uma vez, seguem a máxima, deu ruim, coloca mais uma acusação contra o Lula.
A Globo continua no velho esquema de 'morde e assopra'
Mas o pior de tudo isto é imaginar que Trump e Bolsonaro tomam decisões em conjunto, ou será que nosso Ministério de Relações Exteriores é em Washington?".

................
ADENDO

"...não aceitamos um presidente imposto à sombra de interesses obscuros, nem autoproclamado às margens da lei".

Militares declaram apoio a Maduro e chamam Guaidó de golpista - AQUI.

Nenhum comentário: