A ativista ambiental sueca Greta Thunberg, de 18 anos, participou de uma audiência pública no Senado, nesta sexta-feira (10), e criticou as ações dos líderes brasileiros. Segundo ela, as atitudes do Brasil em relação ao meio ambiente e aos povos indígenas são “extremamente vergonhosas”. Assista ao vídeo no final da página.
“O Brasil não começou essa crise, mas acrescentou muito combustível nesse incêndio. O Brasil não tem desculpas para não assumir sua responsabilidade. A Amazônia, os pulmões do mundo, agora está no limite e emitindo mais carbono do que consumindo por causa do desmatamento e das queimadas. Isso está acontecendo enquanto nós assistimos, isso está sendo diretamente alimentado pelo governo. O mundo não pode arcar com o custo de perder a Amazônia”, discursou Greta aos senadores.
No mês de agosto, a floresta Amazônica teve pelo menos 28 mil focos de queimadas, o terceiro pior resultado nos últimos 11 anos para o período, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Esses números só ficam atrás dos registrados nos dois primeiros anos do governo Bolsonaro.
Durante sua fala na audiência pública, Greta não citou diretamente Bolsonaro, mas culpou a política ambiental brasileira pelo aumento do desmatamento.
A ativista esteve na audiência a convite da Comissão de Meio Ambiente, para comentar o último relatório do Painel Intergovernamental de Mudança do Clima, da Organização das Nações Unidas (ONU). - (Para continuar, clique Aqui).
................
Entreouvido na cúpula: "Lá vem de novo a pirralha intrometida!"
Mas, ironias à parte, vale transcrever dois dos comentários suscitados:
.Do leitor Ronaldo Cardeal: "Apesar da relevância do tema, não entendo por que tem um grupo com fixação nesta garota. Com todo respeito, mas que conhecimento técnico ela tem para falar do tema e, especialmente, do Brasil? O discurso aí acima é um tanto vazio. Preferira que o Senado desse voz a pessoas realmente qualificadas sobre o tema. Recorrer-se a estrelas mirins é um tanto ingênuo, pois parece que a razão aqui é dispensada em prol do lado passional".
.Ao que o leitor RMN rebate: "Sério? Um dos papos furados de bolsonaristas é chamar lula de analfabeto, então vc é o meritocrata que vai medir o que é preciso pra ser um ativista e ter o devido respeito? Quem é vc?
Vejamos, ela é mulher, ela é jovem e ela tem um certo grau de autismo(?!) ... então, não deve passar na sua avaliação! Não é mesmo?".
Nenhum comentário:
Postar um comentário