segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

COVID: MANCHETES ACOPLADAS

- 

REINO UNIDO AFIRMA QUE MUTAÇÃO DO CORONAVÍRUS ESTÁ 'FORA DE CONTROLE' E AUMENTA RESTRIÇÕES

O secretário de Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, afirmou neste domingo (20) que está fora de controle uma variação do novo coronavírus. De acordo com ele, o vírus se espalha mais rapidamente do que outras cepas e levou ao aumento das restrições para os britânicos durante o período do Natal.

“A única maneira de fazer isso [controlar a mutação] é restringindo os contatos sociais e, essencialmente, especialmente nas áreas de Nível 4 [de restrições], todos precisam se comportar como se pudessem ter o vírus e essa é a maneira que podemos controlá-lo e manter as pessoas seguras “, disse ele.  -  (Fonte: Revista Fórum - onde se pode ler a íntegra da notícia - Aqui).

................

- I I 

TCU DIZ QUE GOVERNO FEDERAL NÃO TEM PLANO PARA COMBATER A COVID


Uma auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) chegou à conclusão de que o governo Bolsonaro não tem um plano estratégico para enfrentar a pandemia de cobid-19.

Reportagem da jornalista Constança Rezende aponta que entre os problemas constatados estão a falta de entrega de equipamentos de proteção individual, respiradores, kits de testes e irregularidades em contratos.   

Os auditores do TCU também manifestaram preocupação com o descompasso entre o cronograma de fornecimento das vacinas contra a covid e o de entrega das seringas e agulhas.  -  (Nota deste Blog: Sobre o risco da falta de seringas, reproduzimos no dia 16 postagem com o alerta. Trecho: "O plano nacional entregue ao STF (Supremo Tribunal Federal) no sábado (12) cita a compra de 300 milhões de seringas e agulhas. O custo é de R$ 62 milhões, mas não especifica quando, como e de quem adquirirá o material"  -  Aqui).

Questionado sobre o relatório, o Ministério da Saúde respondeu, em nota, que viabiliza ações para o combate à covid-19. Mas o tribunal afirma que não há um planejamento minimamente detalhado. 

O Ministério da Saúde, comandado pelo general Eduardo Pazuello, não compreende como função do ministério a articulação de ações com os estados e municípios, o que dificulta ações integradas de compras de materiais e representa risco para o adequado uso de recursos.

De acordo como o TCU, o não cumprimento pelo governo das ações necessárias ao combate à pandemia pode gerar a responsabilização dos gestores do ministério".  -  (Brasil 247 - Aqui).

Nenhum comentário: