sábado, 19 de dezembro de 2020

APÓS TURBINADO PELO TSE, ALEXANDRE GARCIA MENTE SOBRE VACINA E TORNA TRABALHO DOS CIENTISTAS MAIS DIFÍCIL

.
Costumamos conferir, na CNN, os comentários de Alexandre Garcia sobre temas da hora, conforme roteiro dirigido por âncora (pauta preparada por Garcia, claro). O comentarista é, digamos, dissonante, está sempre 'depois da curva'. Governista convicto, aplaude incondicionalmente o, digamos, ideário de seu líder - o que é direito dele, frise-se. Vale registrar que a CNN, ao final, dá conta de que as opiniões expressas pelo jornalista não refletem necessariamente a posição da empresa (tal ressalva, convém esclarecer, também é feita após a análise de um outro comentarista, igualmente detentor de espaço na CNN: Sidney Rezende). E segue Alexandre, professoral, mlnistrando suas 'aulas' sobre temas da hora, como a pandemia que infelicita o mundo. 


Por Joaquim de Carvalho

Em vídeo (Aqui), Alexandre Garcia comete mais uma fake news. E é grave. A aproximadamente 4 minutos e 30 segundos, ele diz que a vacina contra a covid-19 mexe com a estrutura genética do ser humano.

Mentira, como fez questão de destacar o infectologista Marcos Caseiro. “Ele é uma pessoa pessimamente informada. Inacreditável como uma pessoa como essa foi, durante tanto tempo, um jornalista que trabalhou na Globo e achavam que era um quadro interessante”, afirmou.

Caseiro observa que a vacina não mexe em nada de código genético. “A vacina que é a mais diferente, que é a da Pfizer, é de RNA mensageiro. RNA mensageiro age no citoplasma da célula”, diz.

“Não existe nenhuma vacina de DNA, nada vai para o núcleo da célula. Não tem nada a ver com vacina genética. É o RNA mensageiro. Esse cara é completamente equivocado”, acrescenta.

Doutor pela Universidade Federal de São Paulo, Marcos Caseiro é um dos mais renomados especialistas em infectologia do Brasil e atua hoje no Hospital Emílio Ribas, em Guarujá.

O sanitarista Mário Kato também comentou a fala de Alexandre Garcia. “A vacina não vai alterar geneticamente nada. A gente tem vacina para paralisia infantil, a gente tem vacina para o sarampo, a gente tem vacina para o tétano, a gente tem uma série da vacinas e todas com alguns efeitos adversos, mas que são esperados, controlados e estudados. Então, não tem nenhuma vacina com poder de alterar a estrutura genética de nada. O que altera a estrutura genética das coisas são agrotóxicos que estão sendo liberados aí a torto e a direito”, afirma.

“Inadmissível o que o Alexandre Garcia fala. Jornalista deveria informar e não desinformar”, finaliza.

Procurada pelo DCM, a bióloga Natália Pasternak, fundadora do Instituto Questão de Ciência, disse que a fala de Alexandre Garcia é “fake news sim”.

Ele enviou um vídeo em que explica o efeito das vacinas.

O esforço das pessoas comprometidas com a ciência para vencer o obscurantismo fica muito mais difícil quando um jornalista veterano e conhecido espalha fake news.

Mais difícil ainda quando esse mesmo jornalista acaba de protagonizar uma campanha contra fake news, a convite do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob a presidência de Luís Roberto Barroso.

Quando o taxista ou motorista de Uber diz absurdos como estes, o peso é um. Atrapalha, mas nem tanto.

Quando se trata de um jornalista que apareceu na TV para dizer que combatia fake news, o peso é gigantesco. Atrapalha, e muito.

Obrigado, Barroso.  -  (Aqui).

Nenhum comentário: