terça-feira, 17 de março de 2020

ESPANHA ESTATIZA HOSPITAIS PRIVADOS PARA GARANTIR ATENDIMENTO CONTRA O CORONAVÍRUS

.
"Em previsão de um colapso do Sistema Público de Saúde, o governo espanhol interveio na saúde privada das comunidades autônomas."
................
.O milagre brasileiro por ter o SUS, 
por Daisy Ventura ....................................... Aqui.

O SUS, Sistema Único de Saúde, criado em 1988 na esteira da Constituição Federal Cidadã, é simplesmente uma das mais importantes iniciativas mundiais no âmbito da saúde relativamente a países com mais de 100 milhões de habitantes. Inspirou Obama a conceber o ObamaCare, que poderia revolucionar o caríssimo sistema norte-americano de saúde, mas foi repelido pelo stablisment ianque, sob a liderança ácida de Donald Trump. No Brasil, a má vontade e o boicote são flagrantes (de 2018 para cá, o SUS foi 'enxugado' em R$ 21 BI), mas agora, nessa hora tão crucial, estaremos a testemunhar o papel ainda estratégico desse grande Sistema.



O que há alguns dias era uma indicação, virou obrigação para os 47 milhões de espanhóis. Está proibida a circulação de pessoas em toda a Espanha, exceto para ir ao trabalho, comprar alimentos ou remédios, ir a hospitais, aos bancos ou cuidar de idosos e menores. A recomendação é que, quem pode fazê-lo, trabalhe à distância de suas casas.
Não será possível visitar um amigo ou tomar um café, por exemplo, e as pessoas não poderão sair acompanhadas. Só é permitido o passeio com cachorros de forma rápida. Supermercados ou lojas de alimentos, padarias, lavanderias, óticas e postos de gasolina são os únicos estabelecimentos que podem funcionar, mas obedecendo aos protocolos da distância higiênica.
Inicialmente, os cabeleireiros poderiam abrir para atender pessoas com necessidades especiais, mas finalmente o governo corrigiu o decreto e estabeleceu que só é permitido o serviço em domicílio.
Essas medidas entraram em vigor no sábado (14) e vão ter uma duração, em princípio, de 15 dias, embora possam ser prorrogadas por mais duas semanas, com a aprovação do Congresso.
Comportamento dos espanhóis
Os espanhóis estão obedecendo o confinamento decretado pelo governo e praticamente todas as ruas do país estão vazias. Algumas exceções foram protagonizadas por madrilenhos que fugiram da cidade para se instalar em suas casas de praia ou por turistas, vindos principalmente do Reino Unido. Eles resistiam a aceitar o fim das férias e tiveram que ser expulsos das ruas.  
(...) 
Os hospitais públicos começam a ter problemas com os materiais sanitários e equipamentos necessários para atender os casos graves. Em previsão de um colapso do Sistema Público de Saúde, o governo espanhol interveio na saúde privada das comunidades autônomas para que os conselheiros de cada uma das regiões possam dispor das infraestruturas sanitárias privadas para enfrentar a epidemia. (...) -  (Aqui). 

Nenhum comentário: